Arraste para o lado
Ao optar pela pílula como método contraceptivo, dificilmente você ficará grávida — o índice de eficácia é de 98%. Isso porque ela bloqueia completamente a ovulação, o que resulta na inexistência de um período fértil.
#VANTAGEM
Muitas mulheres fazem o uso de pílula anticoncepcional para tratar uma disfunção dos hormônios sexuais androgênicos. O problema provoca, entre outros sintomas, muita acne, espinhas, oleosidade excessiva e pelos faciais. Essa situação afeta em muito a qualidade de vida, bem-estar e autoestima da mulher.
#VANTAGEM
A pílula anticoncepcional regula todo o sistema reprodutor por conter dosagens adequadas de hormônios — na maioria das vezes, uma associação de estrogênio e progesterona. Assim, logo na menstruação após a primeira cartela, sintomas como as cólicas e TPM diminuem.
#VANTAGEM
Para as mulheres que se sentem incomodadas com ciclos menstruais irregulares, a pílula anticoncepcional pode ser uma boa opção para solucionar o problema. Como são ingeridas quantidades exatas e regulares de hormônios por determinados dias e seguidos por uma pausa, a tendência é que a menstruação fique bem certinha.
#VANTAGEM
Além de inibir a ovulação, o uso da pílula promove a diminuição da espessura do endométrio — um tecido existente dentro do útero e responsável pela menstruação. Então, é normal que algumas mulheres relatem a diminuição do fluxo menstrual após iniciar esse método.
#VANTAGEM
É possível que o uso do medicamento provoque retenção de líquido, que pode resultar em ganho de peso repentino, em média de dois a três quilos. Números superiores a esses não são normais e exigem uma pesquisa mais aprofundada, feita por um médico especialista, para saber o que pode estar acontecendo.
#DESVANTAGENS
Como há uma constante ingestão de hormônios via oral, que são metabolizados no fígado, esse órgão pode vir a sofrer problemas, como a sobrecarga, ao longo do tempo de uso desse método contraceptivo. Por isso, é essencial que mulheres que já apresentam um histórico de lesões e problemas hepáticos não façam o uso desse medicamento.
#DESVANTAGENS
Os riscos de desenvolver hipertensão arterial com o uso da pílula é mais significativo no caso dos comprimidos que contêm estrogênio em sua composição. Afinal, quando esse hormônio é produzido sinteticamente, ele tende a ser vasoconstritor.
#DESVANTAGENS
Se você tem predisposição a doenças como trombose, infarto, derrame ou embolia pulmonar, a pílula não é indicada, visto que ela aumenta as chances da ocorrência desses eventos. Contudo, vale ressaltar que esses casos são raros e afetam uma porcentagem muito pequena das mulheres que a utilizam.
#DESVANTAGENS
BoaConsulta