Identificar os sintomas de problemas no fígado de forma precoce pode ajudar a evitar que doenças severas se agravem, principalmente considerando que a maior parte das enfermidades que afetam o órgão são silenciosas.
Os primeiro sintomas de doenças no fígado, geralmente, são a dor abdominal do lado direito e o inchaço abdominal, entretanto, podem variar de acordo ao problema, como nos casos mais comuns a gordura no fígado ou uso excessivo de bebidas alcoólicas, hepatite, cirrose ou esquistossomose, por exemplo.
1. Dor na região superior direita do abdômen; 2. Enjoos ou tonturas frequentes; 3. Dor de cabeça recorrente; 4. Cansaço fácil e sem razão aparente; 5. Facilidade em ficar com manchas roxas;
Ver outros sintomas
6. Peles ou olhos amarelados; 7. Urina escura; 8. Perda de apetite; 9. Fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas; 10. Barriga inchada; 11. Coceira em todo o corpo.
Ver outros sintomas
Como podemos perceber, a lista de sintomas que podem representar alguma anormalidade na saúde e bom funcionamento do fígado é enorme e talvez genérica, mas é fundamental que ao perceber algum deles procure por atendimento médico, seja do clínico geral ou do especialista, o médico hepatologista.
1. Hepatite A,B,C.D ou E 2. Fígado gordo 3. Câncer de fígado 4. Cirrose 5. Insuficiência hepática
Quais doenças podem estar relacionadas aos sintomas de problemas no fígado?
Os problemas no fígado costumam surgir em indivíduos sedentários e com hábitos alimentares e de vida pouco saudáveis, como alimentação rica em gordura e alto consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo.
Ver outros sintomas
1. Uso inapropriado de medicamento (sem indicação médica); 2. Diabete descontrolada; 3. Cirrose; 4. Infecção do vírus; 5. Infecção por parasita; 6. Hipertensão portal.
Outras situações que geram grupos de riscos para problemas no fígado são: