O Ácido Úrico alto possui diversos sintomas característicos, tais como dor nas articulações, vermelhidão na região, formação de caroços nas articulações e até mesmo cólicas renais, entre outros sintomas, que surgem quando os níveis de ácido úrico estão se elevando e acumulando nas articulações ou nos rins, formandos cristais.
No entanto, na maioria dos casos o aumento do ácido úrico no sangue não é percebido com sintomas, recebendo o nome de hiperuricemia, costuma ser descoberto apenas durante o exame de sangue, quando se observa a concentração de ácido úrico acima de 6,8 mg/dL ou no exame de urina, visto que neles é possível verificar a presença de cristais no microscópio. Mas é fundamental que você conheça os sintomas de ácido úrico alto, para isso separamos os 10 principais e mais comuns na população, confira abaixo.
Um sintoma clássico de ácido úrico alta é a vermelhidão na pele, mais precisamente na região das juntas, como dedos dos pés e mãos, pulsos e/ou em qualquer outra região do corpo.
A dor e o inchaço nas articulações são frequentemente associados a doença gota, situação ocasionada principalmente devido ao excesso de ácido úrico no sangue, pois acontece o acumulo de cristais nas articulações, provocando inflamações, ocorrendo com maior frequência no dedão do pé ou nos dedos das mãos.
Quando corre a deposição de cristais de ácido úrico nas articulações, como as dos dedos, cotovelos, joelhos e pés, este processo pode provocar a formação de pequenos caroços duros e bastante incômodos ao toque nestas regiões. Geralmente, podemos observar esse processo em pacientes com gota, onde a dor é mais comum no dedão do pé, podendo afetar também outras articulações, como joelhos, tornozelos, punhos e dedos da mão.
Em razão das inflamações, resultantes em inchaços, dores e caroços, pode ocorrer uma debilitação parcial ou total dos movimentos articulares, onde ocorre a concentração de cristais de ácido úrico. Diante disso é importante consultar-se com um médico clínico geral, para obter o tratamento e retomada da qualidade dos movimentos.
O mais comum é que o ácido úrico se acumule nas articulações, entretanto, pode acontecer de esse acúmulo de cristais ocorra nos rins, dando origem a um quadro de cólica renal, fato que pode causar muita dor na parte inferior das costas e confundir o real problema.
Apesar de ser um complemento ao tópico anterior, o aumento dos níveis de ácido úrico nos rins, pode provocar picos de dor intensa, que vão e vem, podendo durar de 20 a 60 minutos, ocorrendo quando a pedra formada pelos cristais fica presa em alguma parte do trato urinário, como os rins, uretra ou bexiga.
Com o acúmulo de ácido úrico, formam-se as chamadas pedras nos rins, que por sua vez são capazes de gerar náuseas e vômito no paciente, sintoma muito comum aliás. Esse sintoma ocorre, principalmente, devido à estimulação do nervo esplâncnico, que é compartilhado pela cápsula de revestimento dos rins e estômago.
Ainda estamos nos referindo a pedra nos rins, mas em alguns casos, pode ser que o paciente não sinta os sintomas citados anteriormente, sendo possível observar a presença de sangue na urina, devido à movimentação ou agressão nas células que revestem o trato urinário pelo deslocamento da pedra formada pelos cristais de ácido úrico.
Em alguns casos mais avançados, ou seja, que não recebem tratamento, pode ocorrer deformidades nas articulações em razão do surgimento de caroços, que podem ser observados nos dedos, joelhos e demais articulações do corpo.
A febre e calafrios podem se apresentar como uma resposta que o corpo dá ao surgimento de infecções renais, associadas a pedra de ácido úrico no rim ou mesmo a infecção urinária. Pode se observar, quando surge nas articulações, a possibilidade de ao tocar a região sentir que está quente e dolorida, podendo ser um sinal para realizar exames.
No BoaConsulta você encontra os melhores médicos clínicos gerais para fazer o diagnóstico de ácido úrico alto, clique no botão abaixo e saiba mais.