CONHEÇA OS PRINCIPAIS MITOS E VERDADES SOBRE A DENGUE, DOENÇA QUE JÁ ATINGIU 1,1 MILHÃO DE CASOS.
CONHEÇA OS PRINCIPAIS MITOS E VERDADES SOBRE A DENGUE, DOENÇA QUE JÁ ATINGIU 1,1 MILHÃO DE CASOS.
3
Trata-se de uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela não tem tratamento específico, causa sintomas como febre alta e dores no corpo e pode até matar. Sua incidência aumenta no verão, em dias quentes e úmidos.
Ver mais
O que é a dengue?
3
MITO. Com as temperaturas mais baixas, a circulação do mosquito Aedes aegypti diminui, mas não deixa de existir. Além disso, os ovos depositados em criadouros podem resistir por mais de um ano e eclodir na presença de condições climáticas favoráveis.
Ver mais
No inverno é possível diminuir os cuidados com a dengue?
01
3
VERDADE. Existem quatro variações do vírus da dengue. Quando uma pessoa contrai um dos quatro sorotipos do vírus, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele tipo, mas não impede que seja infectada pelos outros tipos.
Ver mais
A dengue pode ser contraída mais de uma vez.
02
3
MITO. Inseticidas podem ajudar a espantar o mosquito dos ambientes, mas não impede que o inseto se aproxime das pessoas. Por isso, é recomendável a aplicação de repelente principalmente nas pernas e braços, áreas mais expostas e de alcance do mosquito.
Ver mais
Usar inseticidas nos ambientes é suficiente para prevenir o mosquito da dengue?
03
VERDADE. Atualmente existe vacina para dengue, mas apenas na rede particular e para que possa ser tomada, é preciso que a pessoa já tenha contraído a doença em uma faixa etária específica. Infelizmente não ainda não chegou na rede pública.
Ver mais
Existe vacina contra a dengue?
04
3
MITO. O mosquito Aedes aegypti não coloca os ovos em água corrente. Mas lixo, recipientes e pneus descartados nas margens de rios e córregos podem acumular água limpa e se tornar criadouros do mosquito e, por isso, é importante manter a limpeza nesses locais.
Ver mais
Rios, córregos e riachos podem ser criadouro do mosquito?
05
3
VERDADE. Atualmente não existe medicamento cientificamente comprovado para curar os sintomas da dengue. Após o diagnóstico da doença, sintomas como dores musculares são tratados com analgésicos, sendo o mais comum o Paracetamol, servindo apenas para alivio dos sintomas e não para curar.
Ver mais
Não existe remédio para curar a dengue!
06
3
MITO. A água sanitária não elimina as larvas, pois evapora rapidamente. Apenas produtos como hipoclorito de sódio ou cloro podem eliminar as larvas, no entanto, é importante que recipientes, potes de animais e afins sejam sempre lavados e escovados.
Ver mais
Diluir água sanitária na água ajuda a eliminar as larvas do mosquito?
07
3
VERDADE. A hidratação é fundamental para o tratamento da doença e, por isso, é recomendável a ingestão abundante de líquidos como água, água de coco, chás naturais e o soro caseiro. A dengue causa saída de água de dentro dos vasos sanguíneos para outras partes do organismo, podendo causar queda de pressão, líquidos no pulmão ou abdômen.
Ver mais
Tomar muita água ajuda a curar a dengue?
08
3
MITO. Apesar de ser mais difícil e o voo do mosquito se manter em torno do 1,5 metro de altura, o mosquito pode ser levado pelo vento a locais mais altos, ou por pousar em roupas e objetos levados a esse local.
Ver mais
Regiões altas não precisam se preocupar com o mosquito da dengue?
09
3
VERDADE. E a maneira mais efetiva de evitar a proliferação do mosquito é eliminar o acúmulo de lixo e proteger locais que podem virar possíveis criadouros, tais como vasos de plantas, tampas e garrafas plásticas, bromélias, piscinas sem uso e sem manutenção, pneus, caixas d’água, pequenos recipientes, entre outros.
Ver mais
Evitar fontes de criadouro é a melhor forma de prevenção?