&
&
Arraste para o lado
O principal objetivo do exame é a detecção do câncer de colo do útero, que pode, muitas vezes, estar relacionado com o HPV, vírus transmitido por meio das relações sexuais. O exame é capaz de identificar outras DST’s, como gonorreia, tricomoníase, sífilis, clamídia, entre outras.
BoaConsulta
Sim! O Papanicolau costuma ser chamado, também, de “preventivo”, afinal, ele serve para detectar anormalidades no colo de útero, como lesões e verrugas pré-cancerígenas. Portanto, quando identificadas precocemente, é possível removê-las, para que não venha se desenvolver um câncer no local.
Sim, todas as mulheres adultas que não são mais virgens devem marcar o teste. O Ministério da Saúde estabeleceu que o papanicolau deve ser iniciado aos 25 anos. No entanto, visto que o câncer de colo de útero pode vir a se desenvolver antes, o ideal é começar a fazê-lo quanto antes.
É recomendado pelo Ministério da Saúde que o Papanicolau seja feito uma vez ao ano. No entanto, caso a pessoa tenha sido diagnosticada com o vírus do HPV, é geralmente recomendado que ela faça o exame a cada seis meses, como maneira de se prevenir contra as verrugas e feridas.
Verdade! O contato com os fluidos do parceiro (ou mesmo o uso de lubrificantes e outros produtos) são capazes de alterar o resultado do exame, visto que podem ficar acumulados no colo até a hora da coleta.
BoaConsulta
A menstruação, assim como as relações sexuais, pode atrapalhar no resultado do preventivo. Por ser escura e espessa, ela impede a visualização do colo do útero, mesmo com auxílio dos equipamentos.
Há muitas dúvidas a respeito de meninas e, principalmente, sobre virgens realizarem o exame. No caso das meninas virgens, elas podem, sim, realizar o teste, mas acaba sendo quase desnecessário, afinal, o maior causador do problema é o HPV, que é transmitido sexualmente.
Esse é um mito bastante comum e, por isso, muitas gestantes deixam de realizar esse importante exame devido a informação incorreta, colocando a sua saúde e do bebê em risco. Gestantes têm tantas chances de apresentar câncer de colo do útero quanto as que não estão esperando um filho.
O Papanicolau costuma ser indolor, apresentando apenas um breve incômodo. No entanto, caso a mulher esteja muito tensa ou nervosa, pode tensionar a musculatura da vagina, o que pode causar desconforto e uma leve dor.
BoaConsulta