Grupos de Risco da Varíola dos Macacos

Saiba quais são os principais grupos de riscos diante da infecção com a varíola dos macacos (monkeypox).

Quem são os grupos de riscos da Monkeypox?

Os grupos de risco para a varíola dos macacos são: imunossuprimidos, crianças, grávidas e idosos. Muito embora, estes sejam os principais grupos de riscos, não quer dizer que demais grupos não estejam sujeitos a complicações pela doença, os cuidados devem ser adotados por todos, entenda mais sobre estes grupos.

SAIBA MAIS

Light Yellow Arrow

Imunossuprimidos

Pessoas imunossuprimidos, ou seja, que possuem algum déficit em seu sistema imunológico, estão entre os principais grupos de riscos para a forma grave da varíola dos macacos.  Como, por exemplo, indivíduos portadores de HIV, portadores de doenças autoimunes, realizando tratamento de câncer, quem realizou transplante de órgão e/ou possuem doenças congênitas que afetam o sistema imunológico.

Crianças

As crianças com idade inferior a cinco anos, também fazem parte do grupo de risco para a forma grave da monkeypox, pois até essa faixa etária o sistema imunológico ainda não possui maturidade para combater adequadamente o vírus da varíola dos macacos. Não estando relacionado a receber maior carga viral. 

Mulheres grávidas

Apesar de mulheres grávidas também se enquadrarem no grupo de risco da varíola dos macacos, ainda possuímos poucos dados científicos disponíveis, no entanto, está claro que o contágio pelo monkeypox, durante a gestação, apresenta, sim, riscos para o feto e  mãe.   Portanto, mulheres grávidas devem redobrar os cuidados, evitando o contato próximo com indivíduos infectados.

Existe grupos de preferência?

Segundo o estudo publicado no jornal New Englad of Medicine, uma pesquisa com 528 pacientes de 16 países, sugeriu que 95% das transmissões ocorreram por meio da atividade sexual. O estudo demonstrou  que os infectados apresentavam sintomas anteriores não relacionados a varíola dos macacos, como lesões genitais, feridas na boca ou ânus, fato que pode fazer a doença ser confundida com DSTs.

É muito importante destacar que a varíola não é uma IST, como no caso do HIV, podendo ser transmitida por meio de qualquer tipo de contato físico, seja de homens ou mulheres. Apesar de a prevalência ser em homens, crianças e gestantes e idosos também estão suscetíveis.

Os sintomas da monkeypox são:

– Febre; – Dor de cabeça e dores no corpo; – Dor nas costas; – Calafrios; – Cansaço; – Feridas na pele (erupções cutâneas); – Gânglios inchados.

Precisa de ajuda?

Precisa de ajuda?

Precisa de uma avaliação médica, mas não deseja ir ao hospital de imediato? No BoaConsulta você encontra os melhores médicos infectologistas, agende uma consulta e seja atendido (a) on-line.