Gota: o que é, causas, sintomas, riscos e tratamentos

O que é a gota?

A gota é uma doença inflamatória que acomete as articulações e costuma surgir quando os níveis de ácido úrico no sangue estão elevados. Quando isso ocorre temos o quadro de artrite aguda, causando enorme desconforto e dor. A gota pode se caracterizar por sintomas como inchaço, vermelhidão e dor ao movimentar a articulação, sendo mais comum que esses sintomas surjam no dedão do pé, ficando muito dolorido.

O que causa a gota?

A gota pode ter diversas causas comuns, entretanto, o aumento na taxa de ácido úrico no sangue está entre as principais causas do problema, podendo ocorrer tanto pelo aumento exagerado e concentração no sangue, como pela deficiência dos rins em eliminar a substância.

Entre as causas de gosta mais comuns podemos destacar:

Scribbled Arrow

PRÓXIMA PÁGINA

– Ausência congênita de um mecanismo enzimático responsável pela excreção do ácido úrico pelos rins. Sem a eliminação adequada, há um aumento da concentração desse ácido no sangue; – Produção excessiva de ácido úrico pelo organismo devido a um “defeito” enzimático (causa menos comum). Neste caso, a pessoa produz grande quantidade de ácido úrico que os rins não conseguem eliminar; – Uso de medicamentos como diuréticos e o ácido acetilsalicílico que podem levar à diminuição da excreção renal do ácido úrico.

Sintomas da gota

O paciente acometido com a gota, durante uma crise, queixa-se de dor forte e repentina que surge durante a noite em uma ou mais articulações, podendo durar dias e que piora com o movimento, podendo acontecer aumento de temperatura, edema e vermelhidão na região. A região da articulação fica inflamada, podendo inchar, ficar quente e com aparência de vermelha ou roxa, além de enrijecimento.

Quem tem risco?

A gota ocorre com maior frequência em pessoas com sobrepeso, sedentárias, com alimentação que propicia o aumento do ácido úrico e portadores de doenças crônicas sem controle. Sendo muito comum em homens de 40 a 50 anos e mulheres, após o período da menopausa, a partir dos 60 anos.

Diagnóstico

Em geral, apenas é possível fazer o diagnóstico da gota durante a primeira crise e se for constatado a concentração de cristais de monóxido de sódio no líquido aspirado da articulação. Dessa forma, não é possível definir um diagnóstico antes de descartar outras possíveis causas do problema.

Tratamento gota

Até o momento não existe uma cura definitiva para a gota, visto que a maioria das crises ocorre devido a uma má alimentação e nas falhas ao eliminar a produção de ácido úrico. Desse modo, ambas as causas são genéricas e o tratamento torna-se indefinido. O tratamento da gota segue duas principais etapas: a administração da crise aguda e a terapia de longo prazo.