Qualquer machucado ou feridinha na gengiva pode provocar dor e inchaço. Com as aftas não é tão diferente. É possível identificar essa lesão pela aparência. "Tem um aspecto esbranquiçado e as bordas vermelhas". Elas são tratáveis e não contagiosas.
Aftas
02
O hábito de fumar pode afetar o bem-estar da sua gengiva. Aqueles que usam produtos de tabaco estão muito mais propensos a desenvolver alguma doença na gengiva do que pessoas que não usam, podendo levar ao inchaço gengival.
Tabagismo
03
A má higienização bucal pode propiciar o acumulo de placas bacterianas, de tal forma a ser a maior causa do inchaço na gengiva. O acumulo excessivo de bactérias é o reflexo direto de uma má escovação, podendo gerar gengivite e doenças que levam ao inchaço da região.
Má higiene bucal
04
A quimioterapia é um dos tratamentos mais eficazes contra o câncer. Só que, como é agressivo, um dos muitos efeitos colaterais dessa terapia é dor, inchaço e sangramento nas gengivas.
Quimioterapias
05
Gengivas inchadas podem ser resultado de um crescimento na liberação de hormônios que aumentam o fluxo sanguíneo para o tecido. “Eles são produzidos durante a puberdade, a menstruação, a gravidez e a menopausa”.
Hormônios
06
O diabetes é uma doença que causa alterações nos vasos sanguíneos que podem ficar mais grossos, reduzindo a quantidade de nutrientes que chegam à gengiva, além de dificultar a remoção de resíduos produzidos pelas células da boca, propiciando infecções.
Diabetes
07
A má nutrição e carência de vitaminas como A, B, C, D, E e K, coenzima Q10 e minerais entre outras, podem levar à alteração na gengiva, permitir a proliferação de bactérias na boca causando inflamação, infecção e inchaço na gengiva.
Deficiência nutricional
08
Remédios como fenitoína, haloperidol, corticoides, propranolol, olanzapina, ou antidepressivos como fluoxetina, paroxetina, por exemplo, podem interferir na produção de saliva, deixando a boca mais seca, o que aumenta o risco de doenças nas gengivas.
Uso de medicações
O inchaço na gengiva não é um processo natural, portanto, percebendo o quadro, procure o cirurgião dentista para avaliar com exatidão a causa do inchaço.
Minha gengiva está inchada o que devo fazer?
No BoaConsulta você encontra os melhores dentistas do pais, agende sua consulta online agora mesmo.