Dor na gengiva, o que pode ser?

Dor na gengiva, o que pode ser?

Má higiene bucal

Não manter hábitos de higiene bucal adequados, como escovar os dentes, passar fio dental ou mesmo escovação muito forte, pode provocar dores e incômodos na gengiva, principalmente devido a inflamações e infecções gengivais.

01

Aparelhos e próteses

Aparelhos e próteses podem também causar dor na gengiva, isso porque pode haver maior acúmulo de restos alimentares e microrganismos, resultando em infecção e, consequentemente, dor, inchaço e sangramento na gengiva.

02

Alterações dentárias

Nas mulheres ocorrem frequentemente oscilações hormonais, como por exemplo na puberdade, durante o ciclo menstrual, na gravidez e na menopausa, que podem afetar as gengivas.

03

Dente do Siso

O nascimento do dente do siso, que costuma acontecer entre 17 e 21 anos, também pode provocar dor na gengiva, além de ser bastante desconfortável.

04

Gengivite

A gengivite consiste numa inflamação da gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes, provocando dor na gengiva e entre os dentes, sangramento, inchaço e vermelhidão.

05

Aftas

As aftas são pequenas lesões dolorosas que geralmente surgem na língua e nos lábios, podendo também afetar as gengivas, causando dor e desconforto local.

06

Abcesso dentário

O abcesso dentário é uma bolsa de tecido inflamado com pus que surge devido à infecção na raiz do dente e que pode provocar dor intensa e inchaço nas gengivas.

07

Traumas na região

Traumas ao escovar os dentes, uso do fio dental ou mesmo choques forte na região pode causar dor no ato, ou posteriormente.

08

Tem sentido dores na gengiva?

Ao sentir dores ou incômodos na gengiva, agende uma consulta com um dentista.