Retração gengival é caracterizada pelo retrair da gengiva em direção a raiz do dente, diminuindo a cobertura da gengiva e provocando a sensação de dentes alongadores e maiores. Este processo pode provocar dores e danos estéticos, surgindo lentamente e afetando um ou mais dentes ao mesmo tempo.
PRÓXIMA PÁGINA
Infecções gengivais causadas por acúmulo de placas bacterianas e tártaro são uma das principais causas de retração gengival, como nos casos da gengivite e periodontite.
Aplicar muita força durante a escovação pode causar retração gengival, pois isso pode gerar lesões na gengiva, levando à retração devido ao processo frequente.
Pessoas com o quadro de bruxismo podem desenvolver a retração gengival, pois devido ao bater, ranger e apertar os dentes, pode se desenvolver lesões e infecções em decorrência do hábito, levando a retração da gengiva.
Outra causa comum da retração gengival é o fator genético, pois assim como certas doenças podem ser herdadas de nossos pais, a retração gengival também pode.
Após traumas e choques na região da boca, a gengiva pode perder um pouco do volume, como quando ocorrem cortes, pancadas entre outras coisas. Neste caso, após a recuperação a gengiva acaba ficando menor que era originalmente, não recobrindo a mesma porção dos dentes.
A gengivite é um processo inflamatório, provocado pelo acúmulo de placa bacteriana, provocando diversas agressões a gengiva, quando a gengiva sofre algum trauma de qualquer natureza, pode provocar a retração da região atingida.
Ao notar a retração gengival, procure rapidamente um cirurgião dentista, para evitar a progressão do quadro.
No BoaConsulta você encontra os melhores dentistas, agende uma consulta com o cirurgião dentista mais próximo a você.