A sua gengiva sangra com frequência? Pois saiba que este é um sinal que o corpo dá quando algo não está bem no organismo ou na saúde bucal. Fato que precisa ser observado rapidamente, pois a gengiva faz parte da estrutura de sustentação dos dentes.
Normalmente o sangramento na gengiva não está relacionado a nenhum problema sério de saúde. No entanto, o sangramento na gengiva não tratado, pode evoluir para uma periodontite e perda dos dentes.
PRÓXIMA PÁGINA
Realizar a escovação dental com mais força que o necessário, pode provocar lesões na gengiva e ocasionar sangramentos. A persistência do comportamento pode elevar a sensibilidade dos dentes e provocar retração gengival, portanto, escove os dentes suavemente com movimentos curtos e calmos.
A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva, tendo como sintoma mais evidente o sangramento gengival, além de inchaço, dor e mau hálito. A causa mais comum é o acúmulo de placas bacterianas, devido à má higiene bucal.
O fio dental é um dos principais itens de higiene bucal, visto que consegue retirar restos de alimentos que se acumulam entre os dentes, evitando o acúmulo de placas bacterianas. No entanto, o fio dental deve ser passado com cuidado, evitando força para não machucar a gengiva e causar sangramentos.
Determinados medicamentos, como os anticoagulantes, podem provocar o sangramento na gengiva. Outros fármacos também podem provocar a debilitação de saúde bucal, pois diminuem a produção de saliva.
Mulheres durante a gestação, passam por diversas mudanças hormonais e fisiológicas, portanto, acabam se tornando mais propensas a problemas de saúde bucal, assim como o sangramento na gengiva.
Pessoas que utilizam próteses dentárias removíveis ou mesmo dentaduras, precisam ter os equipamentos adaptados com perfeição a sua boca, pois do contrário podem machucar e causar sangramentos na gengiva. Vale redobrar a higiene da prótese também e fazer acompanhamento com o dentista.
Doenças como o diabetes podem provocar sangramentos gengivais, ocorrendo devido ao elevado nível de glicose no sangue, elevando também a quantidade de bactérias na boca, podendo levar a infecções.
Pessoas que possuem Leucemia (um tipo de câncer no sangue), podem observar sangramentos na gengiva, pois com a baixa das plaquetas que ajudam na coagulação do sangue e previne sangramentos, estão debilitadas.
Bater a boca ou machucar durante a escovação, por exemplo, são causas comuns de sangramento gengival. O mesmo é válido, quando mastigamos um alimento mais duro, podendo ferir a gengiva.
Não escovar os dentes após as refeições, utilizar o fio dental regularmente ou mesmo não fazer a troca regular da escova de dente, favorece a formação de placas bacterianas e tártaras, provocando doenças na gengiva levando ao sangramento.
Reforce seus hábitos de higiene bucal, como escovar os dentes após as refeições e utilizar fio dental é o primeiro passo para controlar e curar o sangramento gengival.
Se mesmo após melhorar os hábitos de higiene bucal, o sangramento continuar de forma espontânea, recomendamos que procure um dentista ou o periodontista, especialista em doenças gengivais.
No BoaConsulta você encontra os melhores dentistas, agende uma consulta com o cirurgião dentista mais próximo a você.