A periodontite se caracteriza pela inflamação crônica da gengiva, normalmente ocorre devido a proliferação excessiva de bactérias, destruindo os tecidos de sustentação do dente, levando ao amolecimento dos dentes.
02
Arraste para o lado
Diabetes
Pacientes com quadros de diabetes descontrolados, possuem maior propensão a desenvolver quadros de gengivite e periodontite, levando ao amolecimento dos dentes e perda óssea da região de sustentação.
03
Arraste para o lado
Traumas
Após um trauma no rosto é possível sentir que os dentes estão mais moles, isso porque pode ter havido comprometimento dos ligamentos periodontais, responsáveis por estabilizar os dentes no lugar.
04
Arraste para o lado
Troca de dentição
Quando criança, dentes moles pode ser um processo natural do corpo, devido à troca de dentição da criança, deixando os dentes de leite e gerando os dentes definitivos, este processo ocasiona o amolecimento temporário.
05
Arraste para o lado
Aparelhos dentários
Logo após iniciar o uso de aparelhos ortodônticos é comum a queixa de dentes moles, ou após as manutenções, mas esse é um processo natural do tratamento, gerando a mobilidade dentária para reposicionar a arcada dentária.
06
Arraste para o lado
Hábitos parafuncionais
Os hábitos parafuncionais são ações do dia a dia como mastigar de um lado só, distúrbios como bruxismo e manias que geram estresse, desgastes e doenças graves, levando ao amolecimento dos dentes.
07
Arraste para o lado
Pulpite
Pulpite é uma inflamação na polpa dentária – parte interior do dente, onde se concentram os tecidos nervosos e os vasos sanguíneos. A pulpite é responsável por infligir dores de dente extremamente fortes nas pessoas e pode ocasionar o amolecimento dentário inicialmente.
08
Arraste para o lado
Doenças gengivais
Normalmente o amolecimento dos dentes são provocados por anomalias gengivais, em outras palavras, estamos falando de doenças na gengiva, como gengivite, por exemplo. Qualquer alteração na gengiva, pode acarretar instabilidade nos dentes.
09
Arraste para o lado
Doenças gengivais
Os processos de tratamentos ortodônticos, como restaurações, próteses e exodontia de forma precoce, podem gerar oclusão dentária, seja estática ou dinâmica e até ambos. Dessa maneira a dentição pode ocupar novas posições na arcada dentária, podendo ocasionar o amolecimento dos dentes.