Ácido Úrico: O que é, Sintomas, Exames, Causas e Tratamento

O Ácido úrico é uma substância natural do corpo humano, formado após a digestão de proteínas, quando ocorre a quebra de moléculas de purina (tipo de proteína presente em vários alimentos). Após a realização desse processo, parte da substância é eliminada pelos rins por meio da urina, outra parte permanece na corrente sanguínea.

O que é o ácido úrico?

Em níveis normais, o ácido úrico não causa nenhum problema a saúde, pois o excesso é eliminado pelos rins, entretanto, quando os níveis estão elevados, ocorre a acumulação nas articulações, tendões, rins, artérias e diversos outros locais do corpo, podendo resultar em doenças como a gota, cálculo renal, AVC e infarto, por exemplo.

As características principais do ácido úrico elevado são inchaços, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas, podendo afetar articulações dos pés, dedos, joelhos, tornozelos e pulsos.

Com a elevação do ácido úrico, diversos sintomas começam a ser percebidos como resposta do corpo ao problema, alguns deles são: – Dor e inchaço em uma articulação, especialmente o dedão do pé, tornozelo, joelho ou dedos; – Dificuldade em movimentar a articulação afetada; – Vermelhidão no local da articulação, que pode até ficar mais quente que o habitual; – Deformação da articulação, devido ao acúmulo excessivo de cristais. – Cálculo Renal.

Sintomas de ácido úrico?

As causas do ácido úrico são as mais diversas, variando entre genética, doenças e o principal, estilo de vida, como alimentação ruim e sedentarismo, mas as principais causas são: – Consumo excessivo de alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas, frutos do mar e peixes aumenta as chances do ácido úrico elevado; – Consumo excessivo de bebidas alcoólicas; – Dieta rica em gordura saturada; – Obesidade; – Insuficiência renal; – Diabetes; – Fatores genéticos.

O que causa do ácido úrico?

O tratamento para ácido úrico alto não costuma ser muito difícil, desde que o paciente respeite as recomendações do médico clínico geral ou reumatologista. Em geral, o tratamento, inclui fármacos para baixar os níveis de ácido úrico, como alopurinol, probenecida ou sulfinpirazona, e o uso de anti-inflamatórios, como indometacina ou Ibuprofeno, para aliviar as dores nas articulações. No entanto, a mudança no estilo de vida, em especial na forma como a pessoa se alimenta, prática de exercícios físicos e maximização de ingestão de água, são pontos cruciais para o sucesso no tratamento.

O tratamento para ácido úrico

– Beber bastante água ajuda o organismo a eliminar o ácido úrico; – Para eliminar o ácido úrico Prefira os alimentos naturais; – Adote uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, leite e derivados; Evite o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente de cerveja que é rica em purina; – Não se automedique. Consulte um médico para orientar o tratamento e peça ajuda ao nutricionista para eleger uma dieta que ajude a controlar a taxa de ácido úrico e a manter o peso em níveis adequados.

Recomendações

Quem saber mais sobre o Ácido Úrico?

Confira nosso post completo sobre o tema, incluindo dicas importantes para prevenir e como procurar tratamento.