Quanto tempo o câncer de mama leva para se manifestar e apresentar os primeiros sintomas? Descubra como evitar um diagnóstico tardio da doença!
Engana-se quem acredita que uma pessoa começa a desenvolver câncer de um mês para o outro. Apesar de ser uma doença séria e que coloca a vida dos pacientes em risco, o câncer é uma modificação dos genes das células que nem sempre se desenvolve tão rápido quanto parece.
Mas você sabe quanto tempo o câncer de mama leva para se manifestar? Confira no post a seguir, todas as informações sobre esse assunto, continue lendo.
O tempo de desenvolvimento e manifestação de um câncer estão relacionados, porém, eles podem variar de acordo com alguns fatores. Isso porque, enquanto a doença se manifesta, ela ainda continua se desenvolvendo até chegar no que chamamos de estágio 4, o estágio mais crítico do câncer em que as chances de cura são mínimas.
Isso faz com que seja importante estar atenta aos sinais de câncer de mama e ficar de olho na programação do outubro rosa para ficar em dia com seus exames.
Confira a seguir algumas informações sobre o tempo de manifestação do câncer de mama!
Quanto tempo o câncer de mama leva para se manifestar?
O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro. Nesse tempo, a paciente quase nunca sente algum sintoma ou vê algum sinal que indica que ela possa estar com câncer de mama.
Porém, mantendo a mamografia em dia, é possível identificar nódulos de até 5 milímetros, de tamanho semelhante a uma ervilha. Isso porque quando os nódulos têm menos de 1 cm, eles não são palpáveis e por isso é impossível conseguir identificá-los no exame clínico ou no auto exame de palpação.
Quais são os primeiros sinais de câncer de mama antes de surgirem os nódulos?
Existem alguns tipos de câncer de mama que não desenvolvem nódulos, sendo esses câncer inflamatórios que causam vermelhidão e dor na pele da mama. Porém, na maior parte dos casos, os sintomas iniciais que podem surgir antes mesmo do nódulo são:
- cansaço;
- sangue nas fezes;
- secreções nas mamas;
- mamas inchadas;
- manchas e pele enrugada nas mamas.
Leia também: Quem tem câncer de mama sente dor? Os nódulos são dolorosos?
Veja também os 10 principais sintomas do câncer de mama:
Quais os tipos de câncer de mama?
Tipos mais comuns
O câncer de mama é dividido em dois grupos, os mais comuns e os menos comuns. Nos mais comuns estão:
- carcinoma ductal: é o tipo de câncer de mama mais comum, no qual o tumor se forma no revestimento de um ou mais ductos mamários responsável por carregar o leite materno até o mamilo. Nessa categoria, encontra-se o carcinoma in situ que fica dentro dos ductos como tumor não invasivo, e o carcinoma ductal invasivo, que geralmente se espalha para outras regiões da mama;
- carcinoma lobular: já o carcinoma lobular é divido entre carcinoma lobular invasivo que se desenvolve nos lóbulos mamários e o in situ.
- tecidos conjuntivos: um tipo de câncer raro, inicia-se no tecido conjuntivo composto de gordura, músculos e vasos sanguíneos. Esse tipo de câncer de mama também é conhecido como tumor, sarcoma ou angiossarcoma.
Tipos menos comuns
- câncer de mama inflamatório: o mais recorrente entre os menos comuns, o câncer de mama inflamatório é um tipo raro de câncer que apresenta sintomas diferentes, normalmente vermelhidão na pele do seio, ardor e dor nas mamas. Seus tratamentos também são diferenciados, já que na maior parte dos casos o diagnóstico é realizado de forma tardia por quase nunca acompanhar nódulos.
- Doença de Paget: esse tipo de câncer raro é desenvolvido nos ductos mamários e pode se alastrar até os mamilos e região da aréola.
- tumor filoide: um dos tipos mais raros de câncer de mama, caracteriza-se por um tumor com nódulos duros que surgem em qualquer parte da mama.
- angiossarcoma: esse tipo de câncer é uma complicação rara causado pelo tratamento radioterápico, e afeta especialmente as células que revestem os vasos linfáticos e sanguíneos.
Câncer de mama em homens
Apesar de pouco se falar sobre o assunto, o câncer de mama também pode atingir homens de todas as idades, especialmente porque o sexo masculino também possui glândulas mamárias e hormonios femininos, mesmo que em pequenas quantidades.
Como é feito o diagnóstico do câncer de mama?
O diagnóstico é feito por meio de exames como a mamografia seguida por biópsia. Porém, grande parte dos casos de câncer de mama são descobertos durante o autoexame ou exame clínico de palpação, feito por ginecologistas e mastologistas.
Quando a doença é diagnosticada precocemente, e o câncer tem menos de 1cm, as chances de cura podem chegar até 95%, sendo importante manter uma rotina periódica de cuidados incluindo uma alimentação saudável, prática de autoexame e visitas periódicas ao ginecologista com exames de mamografia em dia.
O que é a metástase do câncer de mama?
Depois de se manifestar, o câncer de mama começa a se multiplicar mais e mais, especialmente quando não é tratado. Isso acontece especialmente quando os sinais são mais sutis e acabam passando despercebidos pela paciente.
Em alguns casos, o diagnóstico tardio acontece especialmente pela mulher deixar de fazer a mamografia preventiva anual, e o tumor acaba sendo descoberto apenas em estágios mais críticos quando os sintomas tardios do câncer de mama são mais fortes e visíveis.
Quando isso acontece, ocorre a chamada metástase do câncer de mama, que é formado por células metastáticas e é considerado o estágio mais avançado da doença, no qual existe uma disseminação das células tumorais da mama para outras regiões do corpo.
Isso quer dizer que quando o câncer de mama é diagnosticado de forma precoce, ele permanece apenas na região mamária e tem as chances de cura maiores. Mas, quando o diagnóstico demora para ser feito, as chances da doença se espalhar para outras regiões e órgãos do corpo são maiores, colocando a vida do paciente em maior risco e menor cance de cura.
Os locais mais comuns de disseminação do câncer de mama são os ossos, cérebro e pulmão.
Agora que você viu quanto tempo o câncer de mama leva para se manifestar, não deixe de manter uma rotina saudável consumindo alimentos ricos em fibras e com baixo teor de gordura hidrogenada e açúcar, além de visitar o médico regularmente. Isso porque, como as causas do câncer de mama são variadas, e o tempo de manifestação da doença é longo, mantendo uma rotina de exames em dia fica mais fácil realizar o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura do quadro clínico e evitando complicações.
Suspeita de câncer de mama? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Oncologistas e Médicos Mastologista especialistas em câncer de mama! Agende sua consulta online através do nosso aplicativo.