Causas da infecção urinária.

5 Principais Causas de Infecção Urinária

Você sabia que dentre as 5 principais causas de infecção urinária, uma das mais comuns é provocada pelas longas horas sem ir ao banheiro? Passar muito tempo sem esvaziar a bexiga pode ser extremamente prejudicial para a saúde, além do desconforto causado, armazenar a urina na bexiga por muitas horas pode favorecer a proliferação de microorganismos que causam a infecção.

A Infecção do Trato Urinário, ou como é chamada popularmente, infecção urinária pode ocorrer em três partes do nosso corpo, seguindo o caminho da urina, cada uma recebe um nome e pode oferecer diferentes riscos à nossa saúde. 

A mais comum e mais fácil de ser tratada é a uretrite, que é a infecção localizada na uretra, quando esta infecção passa para a bexiga ela recebe o nome de cistite, em um terceiro caso, e o mais grave de todos é quando a infecção acomete os rins, neste caso ela passa a ser chamada de pielonefrite.

Homem com Uretrite, infecção na uretra.

Na maioria dos casos a infecção urinária pode ser facilmente tratada com a prescrição de antibióticos, analgésicos ou anti-inflamatórios e alguns cuidados como manter-se hidratado, ir ao banheiro regularmente e manter uma higiene íntima adequada. 

Mas, nos casos de infecção grave, caracterizada pelo comprometimento dos rins, o tratamento pode mudar, sendo necessário internação hospitalar e até mesmo intervenção cirúrgica. 

Para saber mais a respeito deste assunto, hoje iremos falar o que é infecção urinária e quais são as principais causas dessa doença, confira.

O que é infecção urinária?

A infecção urinária pode surgir em decorrência do desequilíbrio da microbiota da região íntima, este desequilíbrio consiste na proliferação de microorganismos que, na maioria das vezes, estão naturalmente presentes em nosso corpo. 

Em grande parte dos casos, a infecção é provocada por bactérias, cerca de 70 a 80% corresponde a infecções causadas pela Escherichia coli, ou como também é conhecida, E. Coli. Esta bactéria pertence a microbiota intestinal, sendo inofensiva em seu habitat natural, ela só se torna patológica quando sai do seu lugar de origem.

Em outros casos, a infecção também pode ser causada por outros tipos de bactérias, como a Klebsiella, o Enterococcus e o Proteus. 

Mas, devemos lembrar que a infecção urinária não é causada exclusivamente por bactérias, apesar de não ser tão comum, podem haver casos de infecções provocadas por fungos, vírus e parasitas. 

Infecção urinária em mulheres e homens.

Naturalmente, o corpo humano é capaz de combater e se defender de alguns agentes patógenos, quando isso acontece, na maioria dos casos a infecção urinária passa despercebida e totalmente assintomática.

Em outros casos, pode ocorrer falhas no nosso organismo que possibilitam o agravamento da infecção e consequentemente, o surgimento de sintomas da infecção urinaria, como dor na região mais baixa do abdome, dor ou ardor ao urinar e sensação de bexiga sempre cheia, que quando vamos ao banheiro a urina sai em pouca quantidade.

Outro parâmetro que devemos analisar é em relação a diferença de cor, aspecto e odor da urina. A urina de um indivíduo saudável possui coloração amarelo claro, aspecto límpido e sem cheiro, em alguns dias quando tomamos pouca água ou quando vamos menos ao banheiro é possível que tenha algumas alterações, nestes casos não devemos nos preocupar.

A atenção deve ser tomada quando a urina estiver avermelhada, marrom e até mesmo verde, nestes casos também podemos notar um odor forte e aspecto turvo, como se a urina estivesse “embaçada”.

Com a suspeita de infecção de urina, recomendamos que procure ajuda de um profissional, um clínico geral ou urologista poderão avaliar o seu caso, pedir exames que confirmem a doença e prescrever o tratamento mais adequado para assim evitar possíveis complicações em decorrência da infecção.

Agora que aprendemos um pouco sobre o que é e quais os sintomas, vamos conhecer as 5 principais causas de infecção urinária.

Causas de infecção urinária

A infecção de urina é uma das doenças mais comuns no Brasil, grande parte da população já sofreu com este problema em algum momento da vida, alguns pacientes ainda são acometidos pela infecção de repetição, que é quando o indivíduo possui 2 infecções urinárias em um período de 6 meses ou 3 infecções em um ano.

Nas mulheres a incidência desta doença é ainda mais comum, esse fato se dá pela anatomia feminina. A uretra da mulher é mais curta, medindo cerca de 5 cm e sendo completamente interna, por este motivo, quando a bactéria está alocada na região do períneo (espaço entre o ânus e a vagina), ela consegue chegar mais facilmente na uretra, região onde notamos a primeira manifestação da infecção.

Além da predisposição feminina para a doença, outro motivo muito comum que causa a infecção é o hábito de passar muitas horas sem ir ao banheiro. Seja pela correria do trabalho, falta de tempo ou por estar longe de algum banheiro, manter este costume pode ser prejudicial para a saúde do sistema urinário por dois motivos:

O primeiro motivo é que a urina é responsável pela limpeza interna do nosso corpo, nela estão presentes toxinas e microorganismos que devemos eliminar naturalmente. Quando vamos ao banheiro além de remover essas impurezas da bexiga, o jato de urina que passa pela uretra tem a função de lavar toda a parede interna, removendo possíveis microorganismos que possam estar tentando entrar no nosso corpo.

O segundo motivo pelo qual devemos sempre ir ao banheiro é pela dilatação da bexiga, conforme nosso corpo produz urina a bexiga vai armazenando este líquido e expandindo o seu tamanho, se passamos muitas horas com ela cheia, quando vamos ao banheiro a musculatura da bexiga não consegue relaxar e contrair totalmente, dessa forma sempre sobra urina em seu interior, fato que possibilita a proliferação de microorganismos. 

Algumas atitudes simples do nosso dia a dia como estas podem nos causar grandes problemas sem termos idéia do motivo, mas para que possamos desenvolver hábitos mais saudáveis confira a seguir outras 5 principais causas de infecção urinária:

1. Higiene íntima inadequada

Como já dissemos anteriormente, nosso intestino abriga diversas bactérias que compõem a sua microbiota, quando estas bactérias estão no intestino (local de origem) são inofensivas e possuem importantes funções para o funcionamento do corpo. 

O único problema, é quando essas bactérias saem nas fezes e podem chegar até a uretra, normalmente isso acontece quando realizamos uma higiene íntima incorreta.

Higiene intima feminina.

A forma ideal de se limpar após ir ao banheiro é utilizando uma ducha higiênica de água, sendo a mais apropriada, a água corrente lava toda a região íntima e remove de maneira eficaz as sujeiras e microrganismos.

Mas quando não temos este recurso à disposição podemos usar o bom e tradicional papel higiênico. Para usar o papel recomenda-se que ele seja passado de frente para trás, da vagina para o ânus, ou seja, limpando a região menos contaminada para a mais contaminada, e nunca ao contrário.

Fazer a limpeza de trás para frente possibilita a contaminação da vagina e uretra ao carregar as bactérias com mais facilidade.

Outra dica é trocar o papel a cada limpeza, pegue sempre uma folha nova para evitar a contaminação.

Apesar deste tipo de infecção acontecer mais facilmente nas mulheres, as dicas também valem para os homens, mesmo que seja mais incomum, os homens também podem desenvolver infecção urinária pela higiene incorreta.

2. Beber pouca água

Beber água é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, além de trazer benefícios para a saúde e evitar inúmeras doenças, a água é o principal componente que servirá para limpar o organismo. O recomendado é que todos os dias sejam ingeridos pelo menos 2 litros.

Mulher sentada e bebendo agua.

Quanto mais água ingerimos, melhor é o funcionamento dos rins, que trabalham filtrando e removendo todas as impurezas da corrente sanguínea. 

Sendo assim, quanto mais os rins trabalham, mais urina é produzida e mais vezes vamos ao banheiro, limpando a bexiga regularmente e dificultando a passagem e caminho para bactérias e fungos que possam estar tentando entrar na uretra.

3. Utilizar absorvente por muito tempo

Durante o período menstrual o corpo elimina junto ao sangue diversas impurezas que não possuem serventia para o nosso organismo. Mas para as bactérias e outros microorganismos, este pode ser o ambiente ideal para eles se proliferarem.

Passar muitas horas com o mesmo absorvente, seja ele interno ou externo pode ser extremamente prejudicial para a saúde íntima, isso porque a região fica abafada e úmida, servindo perfeitamente para as bactérias que causam infecção.

Absorvente feminino.

Portanto, para evitar complicações o recomendado é fazer a troca de absorvente a cada 4 horas ou menos, de acordo com o fluxo menstrual. 

Outro cuidado que as mulheres devem tomar é não utilizar absorvente todos os dias, mesmo que exista no mercado modelos de protetores diários, usar absorvente regularmente não é saudável, além de manter a região íntima abafada, pode contribuir para o desenvolvimento de infecções.

4. Usar roupas apertadas

Um dos principais causadores de infecção urinária são as roupas apertadas e justas, principalmente as roupas íntimas. Utilizar peças que fiquem justas na região íntima como calça jeans ou até mesmo lingerie apertada não é saudável. 

Manter a roupa sempre justa no corpo faz com que a temperatura da região íntima fique elevada, combinando este fator com o ambiente úmido e escuro, torna-se perfeito para a proliferação de bactérias.

Além disso, outros microorganismos podem se beneficiar da temperatura elevada, como acontece no caso dos fungos, que também são causadores de infecção de urina.

Para evitar problemas com as roupas, prefira peças confortáveis e que não fiquem apertadas, durante a noite também é recomendado dormir sem roupa íntima para que a genitália fique arejada e seca.

5. Mudanças hormonais

Pouca gente sabe, mas as mudanças hormonais podem ser um dos grandes causadores de infecção de urina. 

O próprio corpo humano possui barreiras de defesa contra diversos agentes patógenos, na região íntima isso não poderia ser diferente, a vagina por exemplo produz algumas substâncias protetoras que dificultam a entrada de microorganismos causadores de doenças. 

Ilustração de hormonios.

Em determinados momentos da vida, com as mudanças hormonais acontecendo é possível que o sistema de defesa fique lesado, com as alterações na produção dos agentes de defesa natural, bactérias e outros patógenos podem se aproveitar para causar problemas de saúde.

Por isso é comum que adolescentes, gestantes e mulheres no período de climatério (período em que a mulher sai da fase fértil até chegar à última menstruação – menopausa) tenham infecção urinária com mais frequência. 

Considerações finais

Ao observar qualquer sinal ou sintoma que possa ser indicativo de infecção urinária recomendamos que procure ajuda de um profissional. 

Agende uma consulta com um médico clínico geral ou urologista para que o profissional possa ajudar no diagnóstico e tratamento mais adequado, assim evitando que a doença seja agravada e ofereça riscos até mesmo a vida. 

Se você estivar sentindo algo diferente em seu corpo, lembre-se que aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médico clínicos gerais, para consultas presenciais ou online!

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *