|

Pré-natal on-line: como a internet pode facilitar a rotina da grávida

Fazer o acompanhamento pré natal é indispensável para garantir a saúde da mãe e do bebê durante a gestação, e, com a evolução das novas tecnologias, está cada vez mais fácil seguir todos os cuidados — o que chamamos, hoje, de pré-natal on-line.

Durante a gravidez, é preciso se preocupar com a nutrição, vida saudável e prevenção de doenças e complicações que podem induzir a um parto prematuro ou, até mesmo, a um aborto. Por meio da internet, é possível encontrar todas as informações necessárias e tirar dúvidas sobre esse período, o que facilita a rotina da grávida.

Quer descobrir mais sobre esse novo conceito? Continue a leitura e aprenda mais sobre ele e a importância do acompanhamento contínuo durante a gestação!

O pré-natal

O pré-natal trata-se de consultas ao obstetra a partir da confirmação da gravidez até 40 dias após o nascimento do bebê. Nessas consultas, o médico pode pedir todos os exames necessários para monitorar a saúde da mãe e do filho e orientar a mulher sobre medidas importantes para o bem-estar de ambos.

Geralmente, até o segundo trimestre, as consultas são mensais. Entre o sexto e oitavo mês, as visitas ao obstetra passam a ser quinzenais e, durante o último mês, semanais.

Entre as vantagens de seguir o pré-natal corretamente estão:

  • detecção de doenças que já estavam presentes no organismo materno, como anemia, diabetes e hipertensão, permitindo o tratamento;
  • atualização de vacinas necessárias durante a gestação, como contra a influenza, hepatite B e tétano;
  • identificação de problemas no feto, como má formações, as quais, em alguns casos, podem ser tratadas ainda dentro do útero e permitirem uma vida normal ao recém-nascido.

Os exames necessários

Confira, a seguir, quais são os principais exames pedidos durante o pré-natal.

Hemograma completo

O hemograma é o exame que avalia todos os componentes do sangue, como as células vermelhas (ou hemácias), as células brancas (ou leucócitos) e as plaquetas.

As hemácias são utilizadas para avaliar se a gestante está com anemia. A quantidade de leucócitos no sangue é um parâmetro utilizado para determinar se a mulher está com alguma infecção. Já as plaquetas indicam como está a coagulação da grávida.

Esse exame é pedido logo na primeira consulta de pré-natal e pode ser repetido no segundo e no terceiro trimestre de gestação.

Glicemia

O exame de glicemia indica a quantidade de glicose no sangue quando a gestante está em jejum. Caso as taxas estejam acima do normal, o médico pode desconfiar de um quadro de diabetes gestacional, o que representa um risco para mãe e para o bebê.

Geralmente, o exame de glicemia em jejum costuma ser pedido na primeira bateria de exames, o que permite que a condição seja controlada durante os nove meses.

Sistema ABO e fator Rh

Saber qual é o tipo sanguíneo da mãe é fundamental para facilitar caso seja necessária uma transfusão e também para evitar problemas de compatibilidade com o feto.

Mães com RH fator negativo que tem bebês com RH fator positivo podem levar ao desenvolvimento de um processo chamado eritroblastose fetal, que é quando as hemácias do bebê são destruídas por anticorpos da mãe — o que pode levá-lo a um quadro de anemia e até a óbito.

A tipagem sanguínea é pedida na primeira consulta de pré-natal e não precisa ser repetida.

HIV e VDRL

Esses exames indicam, respectivamente, a presença do vírus HIV, que pode provocar a AIDS, e da bactéria causadora de sífilis na gestante.

O HIV prejudica o sistema imunológico da criança, enquanto a sífilis pode provocar problemas no sistema nervoso central, no coração e em diversos outros órgãos.

Esses exames são solicitados sempre no início do pré-natal para que, caso o resultado seja positivo, o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, a fim de evitar a transmissão para o bebê.

Toxoplasmose e rubéola

Identificar se a gestante já teve contato com os agentes causadores dessas duas doenças é fundamental para saber se ela está imune ou foi contaminada durante a gestação.

A toxoplasmose pode provocar malformações e sequelas no bebê, enquanto a rubéola pode afetar o sistema nervoso e causar cegueira e surdez.

Ambos devem ser realizados no início do pré-natal e repetidos no terceiro trimestre.

Hepatite B, C e citomegalovírus

Essas doenças também prejudicam o desenvolvimento do feto e devem ser identificadas o quanto antes. Os exames devem ser realizados no início da gestação e repetidos no terceiro trimestre.

Urina

Fazer o exame de urina é indispensável para detectar se a mulher apresenta infecção urinária, mesmo que ela não apresente sintomas.  Essa condição precisa ser tratada para que a infecção não se espalhe e acabe provocando um parto prematuro.

O exame de urina é pedido na primeira consulta e é repetido durante os próximos trimestres.

Fezes

O exame de fezes é muito importante para determinar se a gestante está com alguma verminose, assim, é possível iniciar um tratamento.

Ele é feito no início do pré-natal.

Ultrassonografia

Muitas gestantes acreditam que o acompanhamento constante de seus bebês, todas as semanas, por meio do ultrassom é algo obrigatório. No entanto, somente quatro deles são essenciais:

  • o primeiro, logo no início do pré-natal, é para avaliar se a gestação está ocorrendo dentro do útero, qual a idade gestacional e se há mais de um bebê sendo gerado;
  • o segundo, entre a 11ª e 14ª semana, para avaliar a morfologia da criança e se ela está se desenvolvendo bem, incluindo a análise de órgãos como o coração e o sistema nervoso;
  • o terceiro, entre a 20ª e 24ª, também morfológico, é feito para avaliar a formação dos rins, pulmões, coração e sistema nervoso;
  • o quarto, por volta da 32ª semana, é fundamental para conferir se está tudo bem para o parto, se o bebê está na posição certa e se ele cresceu e engordou o necessário.

A internet como aliada

O pré natal on-line é uma ótima oportunidade para trocar experiências, gerar conhecimento e promover conscientização sobre a gravidez.

Na internet, a mulher se prepara para a maternidade, encontra informações educativas sobre o parto, cuidados com a criança e orientações sobre nutrição e medicamentos que podem ou não ser utilizados durante esse período.

Além disso, a futura mamãe também pode utilizar a web para facilitar o agendamento das consultas e exames do pré-natal. Com a plataforma BoaConsulta, você encontra especialistas e clínicas e pode fazer os seus agendamentos on-line. Fácil, rápido e sem complicações.

Por isso, não deixe de contar com o pré-natal on-line — isso vai facilitar e muito a sua vida! Assim, você pode se preocupar com outras coisas mais importantes, como a garantia da sua saúde e bem-estar.

Conheça a nossa plataforma e aproveite!

Histórias recentes

Postagens similares

16 Comentários

  1. Ola bom dia quero q me tirem aguma duvida q ronda minha cabeça bom a minha ultima mestuaçao foi 27 de março 2020 e ate agora nao deseu pra mim.. Entam hj 27 de abril eu fiz o teste de gravides deu negativo ta mais mais sintos queimação.

  2. Ooie estou com 38 semanas e 6 dias faço 39 semanas amanhã na segunda feira deceu meu tampão mais não sentir nada de dor e nem um outro sintomas ontem na quarta feira deceu mais um pouco mais contínuo na mesma eu sinto a barriga fica dura e de vez em Quando sinto pressão atrás da decida do ânus oque pode ser

  3. Estou atrasada a mestruaçao durante 25 dias hj fiz dois exames um beta e um teste de farmácia mas deu negativo e agora de 4 horas a mestruaçao desce e eu estou sentindo muita dores no pé da barriga

  4. Olá boa tarde olha estou de 2 meses e ainda n consegui realizar meu pré natal,pois estamos sem agente de saude,e n temos uma unidade básica de saúde sertã para ir.posso realizar meu pré natal em qualquer posto de saúde???

  5. Estou grávida,e tenho hipotireoidismo,gostaria de ter algumas informações sobre o TSH alto

  6. Estou com muito dor nas pernas e minha veia está muito grossa estou com medo de ser tranbose

  7. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Ana? Esperemos que bem.
    O recomendado nestes casos onde existe suspeita de patologias vasculares é consultar um Médico Cardiologista.

  8. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Cleidiomar?

    TSH alto significa que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes e pode indicar o hipotiroidismo.
    Os sintomas relacionados ao TSH alto são os típicos do hipotireoidismo, como cansaço, aumento de peso, prisão de ventre, sensação de frio, aumento de pêlos na face, dificuldade de concentração, pele seca, cabelos e unhas frágeis e quebradiças.

  9. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Natally?

    O pré-natal é um direito de toda gestante e pode ser realizado nos postos de saúde, hospitais ou clínicas particulares ou públicas.

  10. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Larissa?
    A menstruação estar desregulada não costuma ser normal, precisando ser investigada por um profissional de saúde, neste caso o(a) Médico Ginecologista.

  11. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Ariane.
    Recomendamos que você procure o seu médico para uma análise, o médico obstetra saberá como agir diante dos sintomas.

  12. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Nathaly?
    A irregularidade menstrual, nem sempre é sinônimo de gravidez, mas pode ser indicio que algo está errado e precisa ser investigado. Recomendamos uma visita ao Médico ginecologista.

  13. Ola bom dia só queria tira uma dúvida que ontem desceu uma gosma com uma linha de sangue tou sentindo muito dor nais minha Costas pé da barriga agora que tou com 21semana e 3 dias

  14. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Tatiane.
    Recomendados que procure ajuda do Médico Obstetra, para avaliar qual a condição e causa dos sintomas, durante a gravides.

  15. Olá meu nome é Evellyn tou grávida de 38+3 e minha segunda gravidez, tivir cesaria faz 1 ano e 5 mês, não tenho passagem pra ter normal , tou sentido muita dor no pé da barriga, nas costa ,não tou mal andado pq doir muito ,nesses dois dias comecei a sentir dor na minha cirurgia doir muito tipo rasgando e normal?

  16. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Evellyn.

    Diante dos sintomas relatados, recomendamos que procure o atendimento do seu médico. Nesses casos de sintomas anormais, é sempre recomendado buscar uma avaliação do especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *