O que acontece se a infecção urinária não for tratada? Entenda os riscos a saúde e como agir diante dos sintomas!
Você já se perguntou o que acontece se a infecção urinária não for tratada? Apesar de ser um problema de saúde comum e relativamente fácil de se tratar, pode oferecer diversos riscos, complicações e levar o paciente a óbito se negligenciada.
Nesse post, entenderemos melhor a contaminação, evolução e os riscos que uma infecção urinária pode oferecer a mulheres, homens e até crianças, continue lendo para entender melhor o assunto.
As infecções urinárias podem ocorrer em qualquer fase da vida e em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Infelizmente o público mais afetado são as mulheres em idade reprodutiva e também durante a gestação, no caso dos homens é mais comum na infância e após os 55 anos.
As causas que levam ao surgimento do problema são diversas, mas a principal, representando 70% dos casos, é o contato de bactérias naturalmente presentes na microbiota intestinal com a uretra.
No caso das mulheres, isso ocorre principalmente pelo fato da uretra ser muito próxima ao ânus, mas também devido à relação sexual, que pode facilitar a entrada desse tipo de bactéria, por isso é importante fazer xixi após as relações sexuais.
Como citamos no início, estamos falando de uma infecção comum, facilmente tratada com antibióticos, mas que pode ser bastante agressiva, caso o tratamento não seja precoce, ou se o paciente resolver realizar a automedicação.
Muito mais que explicar o que acontece se a infecção urinária não for tratada, este post visa alertar e orientar, portanto, abaixo listaremos os principais sintomas do problema.
Os sintomas de infecção urinária são:
- Necessidade urgente e frequente de urinar;
- Urina escassa durante a micção;
- Odor ao urinar;
- Dores incomodas na bexiga, costas e no baixo ventre;
- Febre baixa e constante;
- Presença de sangue na urina em casos graves;
- Sensação de peso na bexiga.
Ao reconhecer os sintomas de infecção urinária, procure atendimento de um clínico geral, nefrologista ou um urologista, realizar o tratamento pode evitar complicações, incluindo a debilitação de outros órgãos.
O que acontece se não tratar a infecção urinária?
A infecção urinária, quando não tratada, pode levar a complicações graves, como a infecção dos rins, recebendo o nome de pielonefrite, nesse estágio o problema pode evoluir para uma septicemia, a infecção generalizada.
As infecções graves que atingem os rins podem provocar a perda aguda da função renal, além de também poderem causar cicatrizes neste órgão, fato que no futuro pode levar a perda total da função renal e outras doenças crônicas.
No caso das mulheres grávidas, mesmo sendo um problema frequente, precisa de muita atenção, pois além de prejudicar a qualidade de vida da mulher, multiplica o risco de morbidade materna e fetal, predispondo a diversos problemas de saúde para a mãe e o bebê.
A gravidade dos sintomas e evolução da infecção no trato urinário, dependerá muito de qual região está sendo afetada, recebendo nomes diferentes para cada órgão afetado. No geral, a mais comum é a infecção na uretra, a mais simples, mas com potencial para se tornar grave.
Agora que você entendeu o que pode acontecer se a infecção urinária não for tratada, conheceremos quais são os tipos e seu sintomas mais comuns, para você saber reconhecer e procurar ajuda.
Principais tipos de infecção urinária
A infecção urinária se dividade basicamente em três tipos, separados de acordo a região afetada, como uretra, bexiga, ureteres e rins. Essa divisão acontece, pois, a doença pode se espalhar quando não tratada, gerando sintomas e abordagens de tratamento diferentes.
Abaixo você confere os tipos de infecção urinária e quais são os seus principais sinais de alerta.
Infecção na uretra – Uretrite
A uretrite é a infecção provocada principalmente por bactérias, afetando somente a região da uretra do paciente, muito comum em mulheres, provoca inflamações na região e costuma ser incômoda, mas não é grave.
Os sintomas comuns na Uretrite são:
- Vontade frequente para urinar;
- Dificuldade para começar a urinar;
- Dor ou ardor para urinar;
- Corrimento amarelado na uretra.
Apesar de ser a variação mais comum e menos grave, a uretrite precisa de atenção e avaliação médica, pois sem o tratamento adequado, pode evoluir para uma cistite ou até uma pielonefrite, gerando problemas mais sérios.
O tratamento é normalmente feito com uso de antibióticos, reforço da ingestão de água e reavaliação de higiene íntima do paciente.
Infecção na bexiga – Cistite
A cistite acontece quando a infecção, antes presente na uretra consegue chegar até a bexiga. Trata-se de outra variação comum em homens e mulheres, podendo ocorrer naturalmente devido à variação da bactéria ou quando o tratamento é tardio.
Outros fatores fisiológicos e doenças renais podem estar envolvidos no processo, este caso é grave e pode evoluir para a infecção dos rins.
Os sintomas de cistite são:
- Vontade urgente para urinar, mas em pouca quantidade;
- Sensação de queimação ao urinar;
- Presença de sangue na urina;
- Urina turva com cheiro intenso e desagradável;
- Dor abdominal ou sensação de peso no fundo da barriga;
- Febre até 38ºC.
Os sintomas mais preocupantes são a febre (38ºc ou superior), vômito e dores nas costas, necessitando de acompanhamento médico imediato, talvez a hospitalização preventiva.
Infecção nos rins – Pielonefrite
A chamada Pielonefrite ocorre quando a infecção chega aos rins, tornando-se a variação mais preocupante da infecção urinária, podendo levar a uma infecção generalizada e até mesmo o óbito do paciente.
Normalmente ocorre quando a infecção antes presente na bexiga (cistite) acaba chegando aos rins, devido ao não tratamento precoce ou ao fortalecimento da bactéria por qualquer motivo.
Os sintomas de Pielonefrite são:
- Febre acima de 38,5º C;
- Dor forte na barriga, costas ou virilhas;
- Dor ou queimação ao urinar;
- Urina turva;
- Presença de pus ou sangue na urina;
- Vontade frequente para urinar.
Quando suspeitar do quadro, procure atendimento médico, mesmo que já esteja sendo medicado, pois, a variação é grave, necessitando de acompanhamento e talvez medicações mais fortes para combater a infecção.
Se você estivar sentindo algo diferente em seu corpo, lembre-se que aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médico clínicos gerais, para consultas presenciais ou online!
Como prevenir a infecção no trato urinário?
Como você pode observar a infecção urinária é um problema comum, porém muito sério e precisa de atenção, portanto a prevenção é sempre a melhor escolha.
A reincidência da doença pode provocar sequelas ao trato urinário, sendo assim, mudanças comportamentais e investigações clínicas do problema podem ser muito benéficas. Abaixo você confere as principais atitudes para prevenir o problema.
- Consuma bastante água ou outros líquidos;
- Evitar ações que diminuam o sistema imunológico;
- Higienizar as áreas genitais antes e após relações sexuais;
- Adotar uma dieta rica em fibras e ingerir sucos de frutas ácidas;
- Evitar segurar a urina;
- Não utilizar sungas ou biquínis molhados por muito tempo;
- Evitar manter a bexiga cheia e urinar pelo menos de quatro em quatro horas (exceto durante a noite).
As mudanças comportamentais são as principais aliadas na prevenção, mas lembre-se existem outras situações que pode provocar o surgimento da doença, sendo assim, procure avaliar com o médico a causa do problema.