Mania de perseguição: o que pode ser? Entenda as principais causas do problema!
A mania de perseguição é um transtorno psicológico que consiste em uma condição delirante que interfere diretamente na qualidade de vida do indivíduo. A condição leva a pessoa a acreditar que todos em sua volta a estão perseguindo, olhando, rindo ou comentando sobre ela. Essa falsa crença pode levar o indivíduo ao isolamento.
Esse perfil psicológico costuma se manifestar em vários graus de intensidade, podendo, inclusive, ser um sintoma de esquizofrenia, síndrome do pânico, depressão, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) ou transtorno afetivo bipolar.
Neste texto, veremos quais as causas, os sintomas e as formas de tratamento da mania de perseguição.
Quais são as causas da mania de perseguição?
A mania de perseguição surge, normalmente, quando o indivíduo está com baixa autoestima e baixa autoconfiança. A pessoa não consegue alimentar confiança em si mesma e, em casos mais graves, sente que é o causador das tragédias do mundo. Além disso, sua mente crê que todos concordam com isso e também o culpam. Além disso, a mente desse indivíduo o faz crer que ele é o centro do mundo.
Quais os principais sinais de atenção da mania de perseguição?
O sintoma principal do delírio de perseguição é acreditar que está, de fato, sendo perseguido, mas há outros como:
- crer que os outros riem ou comentam sobre ele;
- acreditar que é observado por todos;
- acreditar que algo ruim está por acontecer;
- fugir de relacionamentos amorosos;
- não desejar fazer novas amizades;
- não aprofundar relações antigas;
- evitar o contato com os outros;
- desconfiar de tudo e de todos;
- sentir-se culpado por tudo etc.
Com relação ao último sintoma, a pessoa pode culpar-se, até, pelos problemas que não dizem respeito a ela, gerando mal-estar e angústia. Além disso, a pessoa se compara com os outros, elevando sua autocrítica, o que traz um enorme desconforto.
Nos casos em que a mania de perseguição se dá devido à esquizofrenia, outros sinais, mais severos, podem estar presentes, como:
- alterações visuais ou auditivas;
- produção excessiva de suor;
- medo incontrolável;
- alucinações;
- tremores.
Como reconhecer a mania de perseguição?
A forma de reconhecimento desse transtorno delirante é observar certos sinais na pessoa, como o isolamento, a falta de interação em festas, reuniões, no trabalho ou no dia a dia em casa. São pessoas inseguras, cabisbaixas e que fazem críticas a si mesmas, anulando-se com frequência.
Quais são os principais tratamentos para a mania de perseguição?
Seja qual for a opção de tratamento do transtorno de perseguição, é fundamental contar com o acompanhamento profissional constante (psicólogo, psiquiatra, psicanalista…) visando melhorar a qualidade de vida das pessoas com a condição.
O tratamento psicológico consiste na promoção do autoconhecimento, ou seja, em descobrir e entender quais são as próprias características. A partir daí, focar em ações que aumentem a confiança e a autoestima do paciente.
Entre as atividades benéficas, estão: praticar atividades físicas, frequentar lugares que trazem sensação de tranquilidade e paz, bem como valorizar relações interpessoais que promovam o bem-estar.
É fundamental se manter aberto a novas relações, além de buscar manter e estreitar laços antigos. As sessões de terapia ajudam o indivíduo a encarar comentários, bons ou ruins, como sempre sendo construtivos e aprender a não ter receio da opinião ou o julgamento dos outros.
O tratamento da condição também pode ser feito, quando necessário, com medicamentos prescritos por um médico psiquiatra. Nunca se deve parar de tomar tais remédios por conta própria, para que os sintomas não voltem.
Esperamos que as informações sobre a mania de perseguição possam ajudar você ou alguém que conhece e deseja auxiliar. Agora, indicamos um post complementar a este: 15 sintomas apresentados por uma pessoa com esquizofrenia.
Você procura auxilio de um profissional para compreender e solucionar questões emocionais e psicológicas? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Psicólogos, agende sua consulta online e seja atendido por videochamada ou presencialmente.