Jovem sentindo dores devido a calculo renal, também conhecida como pedra nos rins

Já tive cálculo renal, será que posso ter de novo?

Esta é uma pergunta muito comum no meu consultório, principalmente de pacientes que já sofreram muito com esse mal

Infelizmente a resposta para esta pergunta é SIM.

Lembrando que o cálculo renal, a famosa pedra nos rins, é ocasionada pela formação de cristais nos rins, estes cristais são formados por minerais presentes na urina. A causa destas formações podem ser diversas, mas normalmente estão ligadas alimentação e fatores genéticos.

Desta forma, todo indivíduo que já teve uma vez o problema é um forte candidato a ter novamente. Principalmente, se não seguir algumas recomendações médicas atreladas a hábitos de vida mais saudáveis. No meu consultório é muito comum atender pacientes retornando com um novo cálculo.

Uma vez diagnosticado que você tem cálculo renal, o primeiro passo é determinar, por meio de exames, o tamanho dos cristais presentes em seu rim. Dependendo do tamanho, local e sintomas o tratamento poderá variar entre medicamentos e em alguns casos cirurgia.

Portanto, evitar a recorrência dos cálculos renais pode não ser uma tarefa fácil. No meu consultório passo as seguintes recomendações para os meus pacientes  evitarem de ter o problema novamente:

– Ingerir muito líquido ao longo do dia para hidratar o organismo

– Procurar manter uma dieta com pouca proteína

– Ter uma alimentação com pouco sal

– Em alguns casos uso de medicamentos preventivos

Uma dica que dou para todas as pessoas evite o sódio, isso garante inúmeros benefícios, e não ter cálculo renal é um deles.

Histórias recentes

Postagens similares

8 Comentários

  1. Anaile Rodrigues soares disse:

    Olá.. Quando tinha 5 anos tirei muitas pedras no rins. Hoje tenho 21 anos e tenho sentido muitas dores no rins, pode ser pedras novamente?

  2. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Maria, como vai?

    Infelizmente sim, é possível que apareçam novos cálculos renais.

  3. Carla Aparecida Muller disse:

    Olá meu nome e Karla tive calculo a 5 meses de 4 mm dois em cada rim … Hj não tenho ND mais começou a dor meus rins novamente do ND um depois migrou pro outro é provavelmente ter novamente nesse curto tempo ???

  4. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, Como vai Carla?

    Se não houver os devidos cuidados e mudanças de hábitos, pode sim, acontecer uma reincidência.
    A nossa recomendação é que busque um médico, no caso o Médico Nefrologista.

  5. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Anaile?
    Infelizmente pode sim, mas para ter certeza o ideal é buscar auxílio de um Médico Nefrologista. Assim será possível obter um diagnóstico preciso e principalmente um direcionamento de como proceder.

  6. Jaqueline da Silva Bastos disse:

    Fiz 2 cirurgias, uma em novembro é uma agora em fevereiro e fui diagnosticada novamente com pedra no canal do ureter bem na saída, as duas vezes ficou trancada no mesmo lugar. É possível que isso aconteça uma terceira vez?
    Porque fui fazer uma tomografia e lá está ela de novo, minha dúvida é, será que foi erro médico? Ou estou sendo formadora de cálculos como ele mesmo me disse!?

  7. Gabriel Diula disse:

    A formação de cálculos renais ou ureterais é, infelizmente, algo que pode se repetir em algumas pessoas. Isso acontece porque, além de fatores dietéticos e de hidratação, condições metabólicas e genéticas também desempenham um papel importante na propensão a formar pedras. Se o médico mencionou que você é uma “formadora de cálculos”, ele provavelmente está se referindo ao fato de que seu organismo tem uma predisposição a produzir essas pedras repetidamente, independentemente de ter sido tratado anteriormente.

    Não é impossível que a pedra seja a mesma que não foi completamente removida ou fragmentada em um procedimento anterior, mas isso geralmente seria identificado nos exames de imagem subsequentes ou durante o acompanhamento. Quando o médico detecta novamente um cálculo no mesmo local, é mais provável que seja um novo cálculo do que um erro no procedimento anterior, especialmente se você já tem um histórico de formação de cálculos.

    O mais importante agora é trabalhar com o seu urologista para entender os fatores que levam à formação dessas pedras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *