Exame de fezes e urina.

Exame de Fezes e Urina: O que é, para que servem, como é feito a coleta e resultados?

Para obter um diagnóstico médico assertivo não é tão simples como parece, apesar de muitas vezes o nosso corpo mostrar sinais de que algo está errado, somente com os sintomas descritos é quase impossível descobrir qual é o real problema, por isso é importante sempre realizar os exames solicitados pelo seu médico.

Além dos exames de sangue, é comum que muitos médicos solicitem também os exames de urina e fezes, avaliar estes dois parâmetros do paciente ajudam a detectar diversos tipos de problemas e assim ter um diagnóstico mais completo.

Se em suas consultas de rotina ou em uma passagem pelo pronto atendimento já foi solicitado algum destes exames e você não faz ideia do porquê, vamos entender hoje para que servem os exames de fezes e urina e quando fazer, confira.

Para que servem os exames de urina?

O exame de urina é um dos tipos de exames mais solicitados pelos médicos, seja no pronto atendimento, em consultas de urgência e emergência, quanto em consultas de rotina. 

A urina pode apontar inúmeros problemas que estejam acontecendo em nosso organismo, além dos problemas nos rins e nos tratos urinários, ela também pode ajudar no diagnóstico de outros problemas sistêmicos, como alguns tipos de anemia e até mesmo a diabetes.

Os exames de urina são diferenciados por dois tipos, o EAS (Elementos Anormais do Sedimento), popularmente conhecido como Urina tipo 1 e a Urocultura. O primeiro exame é o mais completo, ele é solicitado para investigar problemas renais, nas vias urinárias, diabetes, presença de bactérias, parasitas, sangue e outros sinais de alterações sistêmicas, como a anemia.

Amostra de urina para realização de exames.

Já a urocultura é um exame mais específico e é solicitado principalmente para diagnosticar os casos de suspeita de infecção urinária. A urocultura será responsável por detectar a presença de bactérias que estejam causando a infecção, é comum que os médicos solicitem juntamente o antibiograma, que é um tipo de exame realizado para avaliar quais antibióticos serão capazes de combater esta infecção.

Ainda há um outro tipo de exame de urina chamado de urina 24 horas, para realizar este exame deve ser coletado uma amostra de todos os xixis feitos durante o dia num prazo de 24 horas, a avaliação é feita para confirmar a suspeita de pré-eclâmpsia, uma doença que causa hipertensão principalmente em gestantes.

Para que servem os exames de fezes?

O principal exame de fezes tem como finalidade identificar alterações nas funções digestivas do paciente, um exemplo é avaliando a quantidade de gordura nas fezes, mas também há outros dois exames que podem ser realizados a partir das fezes para identificar outros problemas, como no caso do exame de sangue oculto e parasitológico.

No exame de sangue oculto, o laboratório irá testar uma amostra das fezes em uma substância química que irá apontar se há a presença de sangue ou não, caso o teste seja positivo, o médico deverá solicitar outros exames complementares para identificar a origem do sangramento.

Amostra de fezes para exame.

Já o exame parasitológico, é feito com o objetivo de identificar a presença de bactérias, protozoários, vermes ou até mesmo os ovos destes parasitas.

É comum que o médico peça para o paciente coletar 1 ou 3 amostras de fezes para a realização dos exames, todas as orientações quanto a coleta e armazenagem devem ser feitas pelo profissional para que o paciente saiba como prosseguir corretamente.

Mas, de maneira geral, nos casos onde é solicitado 3 amostras, o paciente deve coletar as fezes em horários diferentes, não devendo fracionar a mesma amostra nos três coletores. Quanto à armazenagem, é necessário seguir a orientação do laboratório, normalmente são aceitas as amostras de fezes que foram guardadas na geladeira por até 24 horas antes da entrega.

O recipiente onde as fezes foram coletadas também deve ser específico para este tipo de exame, isso porque os coletores são esterilizados e adequados para armazenar as amostras por mais tempo.

Quando devo fazer o exame de fezes e urina?

Normalmente estes tipos de exames são solicitados em toda (ou quase toda) consulta de rotina. Porém, mesmo para indivíduos saudáveis que não costumam ir ao médico regularmente, o ideal é que todos os exames de sangue, urina ou fezes sejam feitos anualmente.

Em casos onde o médico encontre alguma alteração nos resultados é possível que seja solicitado outros exames complementares, ou até mesmo que sejam refeitos os testes com novas amostras.

Em consultas de urgência e emergência em unidades de pronto atendimento, dependendo dos sintomas apresentados pelo paciente, também é muito comum que seja solicitado o exame de Urina tipo 1 para avaliar se o paciente em questão está com algum problema de infecção. 

Como fazer a coleta de urina e fezes para os exames?

Seja em casa ou no laboratório, o paciente deve fazer as suas necessidades diretamente no coletor estéril que é fornecido pelo laboratório ou que você encontra facilmente em qualquer farmácia.

No caso das fezes jamais pegue uma amostra que esteja dentro do vaso sanitário, este é um ambiente extremamente contaminado que pode influenciar na alteração dos exames. 

O recomendado é que as fezes sejam feitas diretamente no coletor, mas caso não seja possível, você pode utilizar um penico, bidê ou forrar o chão da sua casa com papel higiênico, sacola plástica ou jornal para evacuar. Quando terminar pegue somente a amostra das fezes que estejam por cima, para evitar contaminação do material não recomendamos que pegue as fezes que tenham entrado em contato com o papel. Para ajudar na coleta utilize a própria pazinha estéril que acompanha o coletor.

Coletor estério para xixi e fezes.

No caso do exame ser solicitado para um bebê, fique atento para coletar uma amostra assim que o bebê evacuar. Lembre-se de pegar somente as fezes superficiais, evite as que tenham entrado em contato com a fralda.

Quanto à armazenagem, é necessário entrar em contato com o laboratório para se informar do protocolo estabelecido na instituição, em geral, as fezes podem ser armazenadas na geladeira (não no freezer) por até 24 horas. Caso o médico tenha solicitado 3 amostras, as 3 devem ser levadas ao laboratório juntas.

Para o exame de urina, a recomendação é que primeiramente seja feita a higienização das partes íntimas, em seguida despreze o primeiro jato de urina e libere o próximo jato diretamente no coletor, nunca pegue a urina desprezada no vaso sanitário, além de estar misturado com água, este ambiente contaminado pode influenciar na alteração dos exames. 

Para exames já agendados o ideal é que seja utilizado a primeira urina do dia, mas se não for possível também pode ser usada a urina de outros momentos.

Também é muito comum que os médicos solicitem o exame de urina para os bebês e recém nascidos, neste caso o coletor é um pouco diferente, ao invés do copo, é fornecido um coletor de saquinho que possui abertura para encaixar nas partes íntimas da criança. Este coletor é fixado com uma fita e em seguida a mãe ou o pai pode vestir a criança novamente com a fralda até que ela consiga fazer o xixi. 

Cada laboratório possui um protocolo, mas em geral o coletor pode ficar fixo entre 20 a 40 minutos, após este período é recomendado trocar por outro coletor novo e estéril.

Tem dúvidas sobre o exame de urina e fezes? Através do nosso sistema de perguntas médicas, você pode perguntar gratuitamente para um médico, CLIQUE AQUI.

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *