Mulher seguindo dieta para evitar efeitos da ulcera e gastrite.

Dieta para Gastrite e Úlcera: afinal, o que comer?

A gastrite e a úlcera são duas doenças distintas, mas muito semelhantes. Ambas são caracterizadas por uma infecção ou ferida nas paredes do estômago. São causadas por estresse, infecção bacteriana ou má alimentação.

Por isso, é indispensável ter uma dieta para gastrite e úlcera a fim de evitar as dores, queimações e enjoos provocados por elas. Quer saber como se alimentar para evitar incômodos e não agravar o problema? Continue acompanhando a leitura!

Evite alimentos fortes

Uma das maiores preocupações de quem sofre com úlcera e gastrite deve ser com a alimentação, afinal, essas enfermidades afetam o estômago e, portanto, exigem uma mudança completa de hábitos alimentares.

Sendo assim, é primordial evitar alimentos fortes que possam irritar o estômago, tais como: café, álcool, refrigerantes, alimentos muito gordurosos, embutidos, pimenta, entre outros. Em vez disso, invista em alimentos saudáveis e naturais, como frutas, verduras, legumes, castanhas, grãos e cereais.

Opte por frutas, verduras, legumes, castanhas, grãos e cereais.
Opte por frutas, verduras, legumes, castanhas, grãos e cereais.

Use essas opções para preparar refeições leves e equilibradas a fim tratar o problema. O importante é estar sempre atento aos sinais. Caso você consuma algo que faça com que sinta dores, investigue para saber qual foi o ingrediente responsável pelo incômodo, e para que possa retirá-lo da dieta.

Não fique longos intervalos sem comer

Quando ficamos longos períodos sem nos alimentar, é comum sentirmos queimação no estômago, causadas pela produção de ácidos estomacais. Sendo assim, quem sofre de gastrite ou úlcera deve comer de 3 em 3 horas aproximadamente, para evitar machucar ainda mais o estômago que já está sensibilizado.

Consuma alimentos probióticos e antioxidantes

Os alimentos antioxidantes são aqueles que contêm substâncias como vitamina C e A — frutas vermelhas, linhaça, mamão, pepino, entre outros. Eles têm uma alta ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir os indesejados sintomas causados pelo machucado no estômago.

Os probióticos (iogurte natural, kefir, kombucha…) apresentam uma ação semelhante. Esse tipo de alimento é rico em microrganismos benéficos para o trato digestivo, pois ajudam a acabar com bactérias ruins e têm função de regular as funções do corpo, contribuindo para amenizar a inflamação.

Evite comer muito de uma só vez

Evite comer exageradamente em uma refeição
Evite comer exageradamente em uma refeição

Comer exageradamente em uma refeição é um hábito nada saudável e bastante prejudicial, principalmente para quem sofre de feridas no estômago.

Isso acontece porque o corpo precisa fazer um esforço muito maior para realizar a digestão completa, e o que acaba provocando incômodos e queimação.

Além disso, como é preciso comer frequentemente, o ideal é fracionar as refeições e investir em “lanchinhos” como frutas e castanhas, pois são alimentos leves e que não agravam o problema.

Sendo assim, se você tem algum desses problemas, é importante estar atento a dieta para gastrite e úlcera. Caso suspeite de que pode estar sofrendo com essas enfermidades, procure um gastroenterologista para fazer um diagnóstico e tratamento.

Dessa forma, é possível cuidar da sua saúde e ter uma vida muito mais tranquila e de qualidade!

Gostou de saber um pouco mais sobre como deve ser a dieta de quem tem gastrite ou úlcera? Compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam entender sobre o assunto!

 


Histórias recentes

Postagens similares

18 Comentários

  1. Muito boa a explicação.

  2. Francileia Santos Cruz disse:

    Amei as dicas, obrigada.

  3. foi muito bom esse anúncio, sobre gastrite é úlcera

  4. Gostei de ler esses cuidados com nossa alimentação

  5. maria de jesus moraes disse:

    sempre que busco informacões sobre esse assunto descubro algo novo
    que melhora minha vida alimentar, muito bom; afinal a nossa saúde é nossa vida.

  6. Eu sofro muito do estomago ja passei no postinho do sus e estou a 5meses aguardando para passar no gastro pois nao si sabe si e gastrite ou ulcera e gostaria de pedor si vc poderia me mandar umas receitas de alimentacao pois a medica disse que tenho que fazer dieta

  7. Que bom Maria! Ficamos felizes em lhe ajudar de alguma forma!

  8. Equipe Boa Consulta disse:

    Maria, ficamos muito felizes em ajudar.
    Se possível consulte um(a) Nutricionista, este profissional poderá auxiliar na escolha dos melhores alimentos para dietas de pacientes em tratamento de úlceras. Ou solicite uma lista dos alimentos mais adequados ao seu Médico Gastroenterologista.

  9. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Tais, como vai?

    O profissional indicado para recomendar a dieta correta é o Nutricionista, mas você pode começar a entender a como fazer uma reeducação neste outro post: Reeducação Alimentar

  10. Equipe Boa Consulta disse:

    Ficamos muito felizes em ajudar =)

  11. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Edinete, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  12. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Marcelo, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes que tenha gostado.

  13. Kedna da Silva Souza disse:

    Minha mãe tá com muita dor no estômago. Nos não sabemos mas aque fazer pós já foi feito a endoscopia ela tá tomando o remédio q o médico passo mas a dor continua ela não sabe oque pode comer

  14. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Kedna.
    Recomendamos que solicite ao médico uma medicação para alívio das dores.

  15. Minha mae ta com grande dor no estomago qualquer coisa que ela come lhe provoca dor e sempre sente irritacao, foi ao medico e deu algum tratamento que esta fazer mas as dores continauam

  16. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Laura?
    Não sabemos qual foi o tratamento indicado, mas você sempre pode recorrer a uma segunda opinião profissional.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Gastroenterologistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *