Descubra como cuidar da alimentação infantil dos seus filhos no verão
Durante as férias escolares, as crianças saem da rotina completamente, resultando em uma mudança de hábitos como horários para dormir e acordar e também na alimentação. Essa alteração pode ser maior ainda quando a família viaja, mesmo que por poucos dias.
A alimentação infantil deve ser cuidadosa durante todo o período da infância, pois o corpo ainda está se desenvolvendo. Entretanto, nas férias é comum que as crianças queiram consumir mais alimentos não saudáveis, e o medo de muitos pais é que o hábito de comer guloseimas não fique apenas nesse período e se estenda para o resto do ano.
Fizemos este post para dar dicas sobre como manter uma alimentação infantil saudável nesse período. Boa leitura!
Como cuidar da alimentação infantil no verão?
Tenha frutas à disposição
A maior tentação das crianças é o açúcar presente em tantos doces. É mais fácil para a criança comer frutas se encontrá-la à disposição em vez de guloseimas. Uma boa dica é manter as frutas na geladeira, especialmente aquelas que seu filho gosta mais.
A fruta geladinha é um bom aperitivo, além de ser refrescante e leve. Algumas delas, como a melancia, o melão e a maçã, também possuem uma boa quantidade de água, auxiliando na hidratação. Você pode levar frutas em bolsa térmica quando for a uma praia, por exemplo.
Ofereça mais água
A evaporação de água no corpo ocorre de forma mais rápida nas altas temperaturas. A falta de água pode provocar tonturas, dores de cabeças, enjoos, quedas de pressão etc. Portanto, a criança precisa tomar água durante todo o dia, especialmente se ela brinca e sua.
Para acostumar a criança a beber mais água, é possível comprar uma garrafa estampada com personagens de desenhos infantis que ela mais gosta. Também é preciso acostumar seu filho a levar sua garrafa para todos os lugares. Os pais também devem aderir à ideia para dar exemplo e ter sempre em casa uma garrafa de água.
Faça refeições saudáveis
Devido ao calor do verão, é comum uma certa falta de apetite, inclusive aversões a comidas mais pesadas e quentes — incluindo feijão e arroz. Esse fator pode ser um pontapé para que a criança faça substituições de suas refeições por outros alimentos, o que não deve acontecer.
Para manter uma boa alimentação infantil nos dias quentes, é indicado fazer pratos leves, porém, saudáveis. Legumes cozidos, alguma fruta, arroz e alguma carne leve como ovo, peixe ou frango (caso a criança coma carne) são bons exemplos.
Prepare aperitivos caseiros
Os alimentos processados recebem conservantes, sal e açúcar e acabam prejudicando e acostumando mal o paladar da criança. No verão, os itens mais pedidos são os super-refrescantes, como sorvete, por exemplo. A ida a uma sorveteria ao menos uma vez ao mês não é prejudicial, mas quando se compra sorvete industrializado, ele fica disponível para a criança.
Você pode fazer gelatinas para substituir o sorvete e manter a refrescância na sua família. Rica em colágeno, ela pode conquistar por ser colorida e leve. Além disso, fazer sorvete e picolés caseiros a partir de frutas também é uma boa dica.
Manter seu filho com uma boa alimentação infantil não será tão difícil, desde que os pais tenham atitude, firmeza e criatividade e que deem o exemplo. São os pais que não devem comprar nem beber refrigerante, frituras e outros alimentos gordurosos. É possível começar uma rotina de alimentação saudável na infância, o que será um incentivo para que seu filho siga por toda a vida.
Gostou das nossas dicas de alimentação infantil? Veja também outros cuidados com crianças nas férias.