Check-up ginecológico: o que é, quais os principais exames e qual a importância da regularidade
Você já deve ter ouvido falar que, na área de saúde, a prevenção é a melhor escolha, e acaba oferecendo prognósticos muito melhores do que quando uma doença já está devidamente instalada e se desenvolveu cronicamente. Pensando nisso, preparamos este artigo falando sobre o que é o check-up ginecológico e qual a sua importância.
Mulheres, em linhas gerais, precisam de um cuidado ainda mais expressivo, visto que apresentam características hormonais e anatômicas únicas, demandando um acompanhamento especializado periódico e alguns exames específicos. Continue a leitura, aprenda mais sobre o tema e saiba quando procurar um médico ginecologista!
O que é o check-up ginecológico?
Você, certamente, já ouviu falar sobre o termo check-up, que se refere, no universo da saúde, a uma série de avaliações médicas de rotina, que costumam ser associadas a exames específicos. Eles são feitos de acordo com as características e demandas do paciente, como idade, histórico familiar, presença de doenças, objetivos no futuro e assim por diante.
Dessa maneira, não é difícil perceber que, quando falamos de um check-up ginecológico, nos referimos a um conjunto de avaliações e exames voltados para a mulher, com o intuito de diagnosticar precocemente uma série de doenças ou alterações fisiológicas. Além disso, sintomas como sangramentos, corrimentos ou dores relacionadas ao sistema reprodutor feminino.
Quais são os exames realizados no check-up ginecológico?
Agora que você já está familiarizado com o conceito de um check-up ginecológico, vamos aumentar os seus conhecimentos, mostrando quais são os tipos mais comuns de exames feitos nessa situação. Logicamente, isso depende bastante da idade, do histórico e da condição física da mulher, mas existem alguns mais recorrentes. Confira.
Papanicolau
O exame Papanicolau é muito comum e se trata de um procedimento bastante simples, que costuma ser realizado no próprio consultório, em uma consulta de rotina.
O médico faz uma pequena raspagem no colo uterino, para que as células coletadas sejam enviadas e analisadas em laboratório. Ele avalia certas anomalias, que poderiam indicar câncer e outros problemas.
Colposcopia
A colposcopia, via de regra, é feita junto ao exame de Papanicolau. É um procedimento indolor, que avalia o colo uterino e as paredes vaginais por meio de lentes de aumento.
Sua principal função é detectar lesões e alterações precursoras do câncer genital inferior, e o diagnóstico é preciso em praticamente 100% dos casos.
Histerossalpingografia
A histerossalpingografia também pode ser um exame diagnóstico de grande importância no check-up da mulher. No procedimento, que nada mais é do que uma espécie de raio-X com contraste, o ginecologista pode observar as trompas e o colo do útero, sobretudo, para detectar casos de infertilidade, malformações, doenças da cavidade uterina ou infecções.
Ultrassonografia pélvica
A ultrassonografia pélvica também é bastante comum no check-up ginecológico. Trata-se de um exame de imagem, que possibilita que o médico visualize e analise estruturas muito importantes do corpo feminino, como o útero e os ovários. Isso ajuda na detecção precoce de certas doenças, como endometriose, ovários policísticos e assim por diante.
Rastreamento infeccioso
O rastreamento infeccioso é um procedimento de rotina que deve fazer parte das avaliações de qualquer pessoa sexualmente ativa, inclusive, no check-up ginecológico. Trata-se de um exame de sangue, no qual pode ser feito o teste para diversas ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), tais como HIV, sífilis, hepatites e, até mesmo, candidíase.
Mamografia
Não dá para falar de um check-up ginecológico sem mencionar a mamografia. É recomendável que seja feita em todas as mulheres a partir dos 40 anos, mas isso pode mudar a critério médico, de acordo com os sintomas e o histórico familiar. Trata-se do maior aliado no diagnóstico precoce do câncer de mama.
Qual a importância do check-up ginecológico?
Você já conheceu o conceito de check-up ginecológico e alguns dos seus principais exames. Vale lembrar que podem ser solicitadas mais algumas avaliações, mas o mais importante é que você tenha um médico de confiança e não deixe de agendar a sua consulta periodicamente. Confira mais alguns motivos para isso.
Prevenção de doenças ginecológicas
Um dos grandes motivos para não deixar de fazer o seu check-up ginecológico é a prevenção de doenças comuns às mulheres. Como dissemos, o organismo feminino tem as suas peculiaridades fisiológicas e anatômicas, o que demanda um pouco de cuidado e atenção quanto a alguns aspectos importantes.
O câncer de mama ou de colo de útero, por exemplo, tem um prognostico muito melhor quando há rastreamento, identificação e tratamento precoce. Além disso, quadros como vaginoses, infecções urinárias, cistites ou mesmo de doença inflamatória pélvica também podem ser observados e tratados.
Análise da condição de fertilidade
Mulheres que desejam engravidar e vêm encontrando problemas para isso. Com os avanços da sociedade e o estilo de vida moderno, o processo de ter um filho acaba sendo postergado, para que haja um maior foco na vida profissional ou estruturação na vida pessoal. Isso só reforça, portanto, a importância do check-up ginecológico.
O ginecologista pode oferecer orientações precisas sobre fertilidade, reprodução e gestação. Vale lembrar que, durante a consulta e com os exames solicitados, ele pode analisar a necessidade ou não de algum tratamento, de acordo com as causas e duração de uma eventual infertilidade apresentada.
Detecção precoce de eventuais ISTs
Por fim, vale reforçar que o check-up ginecológico é um momento no qual o médico pode solicitar exames de ISTs para mulheres com vida sexual ativa. Essas são infecções que podem ser perigosas e tendem a ser traiçoeiras, nem sempre apresentando sintomas.
Dependendo do agente etiológico, pode ser que o quadro evolua para outro pior, como uma doença inflamatória pélvica grave. Se você viveu alguma situação atípica ou vem apresentando algum sinal, não deixe de falar com seu ginecologista sobre isso. Ele estará lá para ajudar você e seu parceiro a ter relações saudáveis, que agreguem benefícios à saúde.
Como você pôde ver, o check-up ginecológico é um momento muito importante para a mulher. Ele não deve ser ignorado, visto que pode detectar precocemente muitas doenças e fornecer uma qualidade de vida muito melhor para você.
Precisa agendar seu exame preventivo? Aqui no BoaConsulta você encontra os (a) melhores Médicos Ginecologistas para atendimento online ou presencial.