Bula do Vick Vaporub.
|

Bula do Vick Vaporub

Este documento foi elaborado, com base na bula original, para fornecer informações detalhadas sobre o uso seguro e eficaz do Vick Vaporub, que é amplamente utilizado para aliviar sintomas de gripes e resfriados, como tosse, mal-estar muscular e congestão nasal.

Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre as indicações, contraindicações, modo de uso, cuidados e reações adversas do Vick Vaporub®. Leia atentamente para garantir o uso correto e obter o máximo benefício terapêutico.

Lembre-se: este conteúdo não substitui a orientação médica ou farmacêutica.

Apresentações da Bula do Vick Vaporub

Vick Vaporub® é apresentado como unguento em cartuchos com 24 latas de 12 g ou em cartuchos com 1 pote plástico de 30 g, 50 g ou 100 g. Este medicamento é para uso tópico e inalante, indicado para adultos e crianças acima de 2 anos.

Vick Vaporub, para o que é indicado e para o que serve?

Vick Vaporub® é destinado ao alívio da tosse e do mal-estar muscular que acompanham gripes e resfriados, além da congestão nasal.

Como o Vick Vaporub funciona?

Vick Vaporub® é um unguento que deve ser aplicado no peito, pescoço ou costas, ou adicionado a água quente. Os vapores dos ingredientes ativos são inalados, proporcionando alívio da tosse, do mal-estar muscular e da congestão nasal.

O alívio da congestão nasal pode ser sentido após 62 segundos da aplicação, podendo durar até 8 horas.

Quais as contraindicações do Vick Vaporub?

Vick Vaporub® não deve ser usado em caso de alergia a qualquer componente da fórmula. Use com precaução se você possui alguma doença crônica respiratória ou condições de hipersensibilidade das vias respiratórias como asma. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos.

Não é recomendado o uso de Vick Vaporub® no peitoral de mulheres durante o período de amamentação devido ao risco teórico de reflexo de apneia na criança. Consulte um médico antes de usar se estiver grávida ou amamentando.

Como usar o Vick Vaporub?

Passe uma camada fina de Vick Vaporub® até 3 vezes ao dia. Aplique no peito para acalmar a tosse, no pescoço para aliviar a congestão nasal ao inalar seus vapores medicinais, e nas costas para aliviar o mal-estar muscular.

Para uso como inalante, adicione 2 colheres de chá de Vick Vaporub® em meio litro de água quente (não fervendo) e inale por 10 a 15 minutos. Repita conforme necessário. Para uso em crianças entre 2 e 6 anos, consulte um médico.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Vick Vaporub?

Vick Vaporub® é um medicamento de ação local. Se você esquecer uma aplicação, pode utilizá-lo assim que lembrar, se ainda sentir os sintomas de congestão nasal, tosse e/ou desconforto no corpo relacionados à gripe ou resfriado. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

Quais cuidados devo ter ao usar o Vick Vaporub?

Não adicione Vick Vaporub® em água fervente ou use com fontes de calor como almofada térmica ou bolsa de água quente. Nunca aqueça o produto no micro-ondas. Use conforme indicado. Suspenda o uso em caso de alergia ou irritação da pele.

Evite contato com olhos, boca e genitália. Somente para uso externo e inalação. Não ingerir, nem colocar dentro das narinas. Não aplique diretamente no rosto, machucados, queimaduras, mucosa ou pele lesada. Não use em curativos apertados.

Gravidez e Lactação

Não é aconselhado aplicar Vick Vaporub® no peito de mulheres que estão amamentando, pois pode haver um risco teórico de causar reflexo de apneia no bebê.

Se você está grávida ou amamentando, é importante consultar um médico antes de utilizar este medicamento.

O uso de Vick Vaporub® por mulheres grávidas deve ser feito apenas com a orientação de um médico ou cirurgião-dentista.

Para pacientes idosos, não há recomendações especiais ou precauções adicionais sobre o uso deste produto.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Vick Vaporub?

As reações adversas incluem vermelhidão, irritação da pele, irritação dos olhos e dermatite alérgica leve. Efeitos sistêmicos são raros devido à via de administração.

Classificação por sistema ou órgãoReação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Distúrbios de pele e tecido subcutâneoVermelhidão, irritação da peleDermatite alérgica
Distúrbios visuaisIrritação dos olhos
Distúrbios do sistema imunológicoHipersensibilidade

Riscos ao usar o Vick Vaporub

A superdosagem pode resultar em irritação na pele. Em caso de ingestão acidental, podem ocorrer sintomas gastrointestinais como vômitos e diarreia. Em casos graves, procure auxílio médico imediatamente.

Qual a composição do Vick Vaporub?

Cada grama de Vick Vaporub® contém: levomentol 28,2 mg, cânfora 52,6 mg, óleo de eucalipto 13,3 mg. Excipientes: terebintina, óleo de noz-moscada, óleo de folha de cedro, timol, petrolato branco, hidroxitolueno butilado e racealfatocoferol.

O que acontece se tomar uma dose do Vick Vaporub maior do que a recomendada?

A ingestão acidental de Vick Vaporub® pode causar náusea, vômito, dor abdominal, dor de cabeça, vertigem, sensação de calor/vermelhidão, convulsões, depressão respiratória e coma. Pacientes com sintomas graves devem ser observados e tratados sintomaticamente. Não induzir o vômito. Procure auxílio médico imediatamente.

Quais os efeitos de tomar Vick Vaporub com outros remédios?

Não há interações medicamentosas relatadas para Vick Vaporub®, pois é um medicamento de uso externo e para inalação, de ação local.

Qual a ação da substância do Vick Vaporub (Mentol + Cânfora + Óleo de Eucalipto)?

A cânfora age como rubefaciente, aliviando a dor. O levomentol alivia tosse e congestão nasal, causando sensação fria seguida por analgesia. O óleo de eucalipto alivia a congestão nasal quando inalado e age como rubefaciente externamente.

Características Farmacológicas

Vick Vaporub® é uma combinação de óleos essenciais (cânfora, levomentol e óleo de eucalipto) em uma base de petrolato. Ele alivia dores musculares e sintomas de tosse e congestão nasal através da inalação dos vapores. Estudos demonstraram que os ingredientes ativos são rapidamente absorvidos e têm uma ação complementar, proporcionando alívio eficaz dos sintomas.

Como e onde devo armazenar o Vick Vaporub?

Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40ºC). Proteger da luz e umidade. Vick Vaporub® apresenta o prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Se você estivar sentindo algo diferente em seu corpo, lembre-se que aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médico clínicos gerais, para consultas presenciais ou online!

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *