Homem os a mão no olhos com ardência nos olhos.

Ardência nos olhos: conheça 8 passíveis causas para o problema!

A ardência nos olhos é um sintoma que pode acontecer com pessoas de todas as idades. Na maioria dos casos, não é um sinal de problema grave, sendo comum em casos de exposição à fumaça ou alergia. Contudo, também está relacionada a situações mais sérias, como problemas de visão ou conjuntivite, que devem ser avaliadas por um médico.

Assim, mais do que um incômodo, o quadro demonstra indícios sobre condições variadas. Por isso, é fundamental consultar um oftalmologista assim que os sintomas surgirem.

Se quer conhecer as principais doenças oculares que provocam ardência nos olhos, não deixe de ler o post. Boa leitura!

Quais são as doenças oculares que causam ardência nos olhos?

A ardência nos olhos é um sintoma que pode ser provocado por agressões externas, como contato com poeira ou fumaça. Em outros casos, o sinal é emitido quando há alguma doença ocular, por exemplo.

Mulher com ardência nos olhos.
Ardência nos olhos pode ser sinal de alguma doença ocular.

Nessas situações, não se deve ignorar as manifestações. É muito importante entender o que está causando o quadro para tratar o problema. Afinal, as agressões que os olhos sofrem podem evoluir para situações mais graves.

Veja, a seguir, as 8 principais doenças que provocam o ardor nos olhos.

1. Conjuntivite

A conjuntiva é uma membrana transparente localizada na pálpebra, revestindo a parte posterior dos olhos. Sua função é auxiliar a entrada de luz, além de garantir que o globo ocular funcione de maneira correta.

Mulher com conjuntivite e ardência nos olhos.
A conjuntivite pode provocar ardência nos olhos.

Em algumas situações, ela sofre com uma infecção alérgica, viral ou bacteriana. Logo, a região fica inflamada, levando ao quadro de conjuntivite, que provoca ardência e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas comuns são:

  • produção excessiva de secreção;
  • sensibilidade à luz;
  • lacrimejamento;
  • inchaço;
  • coceira.

Assim, é muito importante consultar um médico para que ele avalie o caso e indique o melhor tratamento.

2. Olho seco

Para se movimentar de maneira correta, o globo ocular precisa da lágrima, que atua como um lubrificante. Ela é gerada naturalmente pelo corpo e sua produção é aumentada por meio do ato de piscar.

No entanto, é muito comum que as pessoas passem várias horas em frente ao computador, o que diminui a frequência com que piscam, deixando o olho mais seco que o normal. Questões genéticas e a poluição do ar também interferem na produção de lágrimas.

Mulher colocando colírio no olho.
A síndrome do olho seco, pode provocar ardência devido à falta de lubrificação na região.

Tudo isso causa um problema conhecido como síndrome do olho seco. Assim, com a falta de lubrificação, os olhos podem ficar mais sensíveis, causando coceira, ardência e vermelhidão.

3. Terçol

O terçol é um inchaço que surge na pálpebra inferior ou superior, provocando bastante sensibilidade ao toque. Ele ocorre quando há um entupimento das glândulas responsáveis pela produção de secreção de gordura para a área.

Pessoa com terçol.
A doença ocular terçol pode provocar muito incômodo na região.

As causas do problema são variadas, como infecção bacteriana, mau uso de maquiagem, imunidade baixa, pele oleosa, entre outras. O quadro não se trata, exatamente, de uma doença, mas é uma situação que leva aos sintomas de coceira, dor, ardência e inchaço.

4. Alergias

Outro problema bastante comum que provoca a ardência nos olhos são as alergias. Esses sinais são uma resposta do sistema imune à presença de algum corpo estranho nos olhos. Logo, quando a pessoa se expõe a ambientes com muita incidência de fumaça, poluição ou poeira, o olho reage a esses corpos estranhos, provocando ardor.

Além desse sintoma, a alergia também manifesta sinais como pálpebras inchadas, lacrimejamento, vermelhidão e coceira intensa.

5. Sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, cavidades que estão localizadas em torno ou próximas do nariz. A doença causa ardência no nariz e nos olhos, além de dificuldade para respirar, espirros, dor de cabeça e corrimento nasal.

Mulher com sinusite e ardência nos olhos.
Doenças como sinusite podem provocar ardência nos olhos.

Caso o problema não seja tratado, pode provocar até mesmo a perda de visão por conta da pressão do nervo óptico e da formação de abscessos. Nesse caso, é necessário consultar um clínico geral para confirmar o diagnóstico.

6. Blefarite

A blefarite é uma inflamação que surge na borda das pálpebras, provocando o aparecimento de crostas, remelas e outros sintomas, como ardência, vermelhidão e coceira. A alteração é comum e surge em pessoas de qualquer idade. Uma das causas é a alteração nas glândulas meibomius, responsável por manter o olho úmido.

Pessoa com Blefarite e ardência nos olhos.
A Blefarite pode provocar irritação e ardência nos olhos.

Nesse caso, essas estruturas apresentam dificuldade em expulsar a gordura, que fica acumulada nas pálpebras. Com isso, bactérias podem se proliferar no local, tornando a inflamação mais complicada.

7. Problemas de visão

Alguns problemas de visão como presbiopia, astigmatismo e miopia podem causar ardência nos olhos. No geral, outros sinais também estão presentes, como dificuldade de leitura, visão embaçada e dor de cabeça.

Assim, é muito importante consultar um oftalmologista para fazer exames que confirmem as alterações visuais.

8. Uveíte

A uveíte é uma inflamação da úvea, parte do olho formada pelo coroide, corpo ciliar e íris, responsáveis por fornecer o fluxo de sangue às camadas mais profundas da retina. O problema causa sintomas como dor ocular, ardência, visão turva, sensibilidade à luz e olhos vermelhos.

Homem com Uveíte.
Complicações como a Uveíte provocam ardência e irritação nos olhos.

As causas da doença são de origem infecciosa, como protozoários, vírus ou bactérias, ou questões autoimunes. Também é consequência de tumores oculares ou ocorre pela presença de corpos estranhos nos olhos.

Por que não é recomendado usar colírio por conta própria?

Ao sentir ardência nos olhos, muitas pessoas recorrem ao uso do colírio. No entanto, a utilização indiscriminada do medicamento pode colocar em risco a saúde dos olhos. Por ser um fármaco de uso tópico, aplicado externamente no olho, o produto dá a falsa impressão de ser inofensivo.

Os problemas causados pelo seu uso, sem a orientação médica adequada, inclui desde danos oculares, como aumento da pressão intraocular, resistência bacteriana e indução à catarata, até problemas sistêmicos. Assim, consultar um oftalmologista ao sentir o olho ardendo é fundamental para um diagnóstico preciso e indicação do tratamento correto.

A avaliação oftalmológica de rotina tem papel preventivo e deve ser feita uma vez ao ano, mesmo na ausência de sintomas.

Agora que você já conhece as principais doenças que causam ardência nos olhos, lembre-se de que é essencial buscar ajuda médica para avaliar o seu caso. Assim, não deixe de conhecer o BoaConsulta, plataforma de agendamento online que conta com oftalmologistas renomados.

Precisa agendar uma consulta? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Oftalmologistas, agende sua consulta online de forma fácil e rápida!

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *