Mulher com sinais de possível câncer de mama.
|

Quais os primeiros sinais de câncer de mama que você precisa ficar atenta?

Muitas pessoas acreditam que o câncer de mama pode ser identificado apenas pelos nódulos nas mamas, mas normalmente a doença começa a dar sinais precoces antes do surgimento dos carocinhos. Mas você sabe identificar quais são os  primeiros sinais de câncer de mama? Bom, neste post entenderemos quais são estes sintomas de câncer de mama, tornando possível procurar ajuda de um médico especialista quanto antes, continue lendo.

O câncer  de mama hoje é o segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres no mundo todo, e pode ser fatal em casos em que o diagnóstico é feito muito tarde. Pensando em diminuir as chances de morte pela doença, criou-se nos Estados Unidos o Outubro Rosa, campanha de prevenção e combate ao câncer de mama para conscientizar as mulheres a respeito da importância de realizar os exames periodicamente.

Sabe-se hoje em dia que um câncer de mama diagnosticado nos estágios iniciais tem até 95% de cura, sendo importante realizar o exame preventivo anualmente caso você já tenha 40 anos ou mais.

Mulher segurando laço símbolo do combate ao câncer de mama.
O diagnóstico precoce de câncer de mama aumenta em 95% a taxa de cura.

Confira a seguir quais são os primeiros sinais de câncer de mama e como identificá-los!

Quais os primeiros sinais de câncer de mama?

O câncer de mama, apesar de apresentar sintomas sutis em estágio inicial, ainda assim pode ser identificado por alterações características no corpo da mulher ou do homem. Vejamos a seguir quais são estás mudanças e como procurar tratamento para o câncer de mama.

Endurecimento da mama

Um dos primeiros sinais de câncer de mama é o endurecimento mamário, que ocorre em volta dos mamilos fazendo com que a pele fique com aspecto enrugado, ou a mama fique menor.

Algumas mulheres podem notar a pele com aspecto de casca de laranja, e esse sinal é facilmente identificado no autoexame.

Secreção

Algumas mulheres podem notar secreções incolores ou com sangue saindo da mama sem que ela seja pressionada, também indicando possível início de um câncer de mama. Apesar desse sintoma nem sempre oferecer riscos à saúde do paciente ou indicar câncer, é importante procurar ajuda médica sempre que notar que está saindo algum tipo de líquido do seio.

Vermelhidão

Normalmente, quando a pele começa a ficar vermelha pode indicar início de um processo inflamatório, seguido por ardor, dor e sensação de queimação. Normalmente quando a paciente está nos estágios iniciais do câncer de mama, ela começa a notar a pele da região da mama ou axilas mais avermelhada e com coceira, podendo até mesmo acompanhar inchaços e dores fora do período menstrual.

Nódulos

Os nódulos podem surgir na mama ou nas axilas, e normalmente são irregulares, indolor e duros. Algumas mulheres podem acabar confundindo as glândulas mamárias com nódulos, e é importante fazer o autoexame mensalmente para verificar se o que você sente em uma mama, você também sente em outra.

Sinais de câncer de mama nos homens

Poucas pessoas sabem, mas o câncer de mama também pode surgir em pacientes do sexo masculino, especialmente porque homens também possuem hormônios femininos – mesmo que em menores quantidades – e glândulas mamárias.

Os sintomas do câncer de mama nos homens é muito semelhante ao das mulheres, e é importante ficar de olho no aspecto da mama para identificar possíveis alterações.

Médica examinando possível câncer de mama masculino.
Homens podem desenvolver câncer de mama, mas com sintomas mais aparentes desde o princípio.

A única diferença é que, por ter a mama menor, os homens conseguem identificar mais facilmente os sintomas, já que eles acabam ficando mais aparentes do que na maioria das mulheres.

Como fazer o autoexame?

O autoexame deve ser feito mensalmente por toda mulher acima de 18 anos, 5 dias depois do primeiro dia da menstruação, até os 69 anos de idade. Quando a mulher estiver na menopausa, porém, deve-se escolher um dia específico para ser feito o autoexame todos os meses. Por exemplo, todo dia 10.

No dia do autoexame, é importante que a mulher fique sem sutiã em frente ao espelho e observe as mamas com os braços ao lado do corpo, com os braços para cima e com os braços na cintura, fazendo força.

Tente identificar diferenças nos tamanhos, manchas, aspecto da pele ou até pequenos nódulos que podem ser vistos pelo espelho.

Mulher realizando autoexame para detectar presença  de nódulos nos seios.
faça o autoexame analisando a mama no espelho e por palpação para identificar nódulos, manchas e aumento de volume

Em seguida, coloque a mão direita atrás da cabeça, e com a mão esquerda faça movimentos circulares na mama direita, de baixo para cima indo em direção à axila. Muitas mulheres esquecem dessa região, mas alguns nódulos podem aparecer e ser palpáveis na região das axilas. Repita o procedimento do outro lado.

Como é feito o diagnóstico do câncer de mama?

Depois do autoexame, caso você note algo diferente na mama, você deve procurar ajuda de um médico especialista em câncer de mama para investigar as alterações encontradas. Porém, caso você não identifique nenhuma alteração, deve continuar realizando o seu autoexame mensalmente e iniciar a mamografia aos 40 anos, repetindo o exame todos os anos.

Ilustração de diagnóstico de câncer de mama.
O diagnóstico do câncer de mama é feito através do raio-x, biópsia, ultrassonografia e mamografia.

O diagnóstico normalmente é feito por meio de uma mamografia de rotina ou exame clínico de palpação dentro do consultório. Porém, para ter certeza do resultado, o médico solicitará seu histórico familiar, pessoal e médico e solicitar exames como:

Mamografia

Caso você ainda não tenha feito a mamografia e o médico tenha suspeitado de câncer por meio do exame clínico, ele solicitará o exame para tirar qualquer dúvida.

Esse exame é feito a partir de um aparelho de raio X que comprime as mamas para que seja possível identificar qualquer tipo de nódulo e tumor.

Ultrassom das mamas

Outro exame bastante solicitado é o ultrassom das mamas, que usa as ondas de alta frequência para avaliar se o nódulo é sólido ou está cheio de líquido. Normalmente é complementar à mamografia.

Ressonância magnética

Como alguns tipos de câncer não são detectados pela mamografia, o médico pode solicitar a ressonância magnética para digitalizar o tecido e gerar imagens das áreas do seio com detalhes mais profundos.

Biópsia

Caso seja identificado um nódulo, o profissional ainda solicitará a biópsia, na qual remove-se uma parte do tecido da mama para buscar pelas células cancerosas, sendo esse o exame final para o diagnóstico do câncer de mama.

Existe alguma forma de prevenção do câncer de mama?

Como o câncer de mama pode ser causado por diversos fatores, não existe apenas uma forma de prevenir a doença. O que existe são mudanças de hábitos que garantem uma qualidade de vida melhor, e ajuda na prevenção do desenvolvimento de células cancerosas em qualquer região do corpo.

Mulher bebendo e fumando aumentando o risco do desenvolvimento de câncer de mama.
Pessoa com hábitos não saudáveis como beber e o tabagismo, estão mais propensas ao desenvolvimento de câncer.

Pensando nisso, evite o consumo de alimentos ricos em gorduras hidrogenadas e açúcares e mantenha uma alimentação equilibrada, evitando também bebidas alcoólicas e cigarro. Junto a isso, busque ter uma qualidade de vida melhor e pratique atividades físicas regularmente, ficando sempre no peso ideal para sua altura para evitar o acúmulo de gorduras no corpo.

Após ver quais são os primeiros sinais de câncer de mama, fique atenta a qualquer tipo de alteração na mama, especialmente no que diz respeito à cor, aspecto e textura da pele. Vale lembrar que diagnosticar precocemente o câncer de mama pode garantir até 95% de chance de cura dependendo do estágio da doença.

Suspeita de câncer de mama? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Oncologistas e Médicos Mastologista especialistas em câncer de mama! Agende sua consulta online através do nosso aplicativo.

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *