Você conhece as diferenças entre nutricionista e nutrólogo? Veja aqui!
Na hora de buscar um profissional para cuidar de sua alimentação e saúde, muitas pessoas ficam confusas sobre qual o mais indicado para a situação em que se encontram. É normal que isso ocorra, afinal, existem diversas diferenças entre nutricionista e nutrólogo.
Ambos os especialistas têm algumas funções idênticas, outras parecidas e, até mesmo, umas distintas e complementares entre si. Por isso, na hora da escolha não existe certo ou errado, apenas aquilo mais indicado para o que você deseja ou precisa.
Quer entender mais a respeito? Continue acompanhando a leitura para conferir o que diferencia um do outro!
Diferenças entre nutricionista e nutrólogo
Graduação
Para começar, uma das principais diferenças entre esses profissionais está na formação. O nutricionista se diploma como bacharel em Nutrição no período de 4 a 5 anos. Já o nutrólogo deve se formar em Medicina e, em seguida, fazer uma pós-graduação em nutrologia, levando cerca de 6 anos no primeiro curso e mais 2 no segundo.
Permissibilidade de prescrição ou não de medicamentos
Por ser formado em Medicina, o nutrólogo é o único que pode prescrever medicamentos. Contudo, é preciso cuidado para não confundir remédios com suplementos, afinal, o nutricionista pode, sim, prescrever vitaminas para complementar a alimentação de seu paciente.
Tudo isso deve ser feito sob uma orientação adequada e detalhada para que o uso não seja excessivo e prejudicial, além de haver um limite de dosagem para a suplementação. Já o nutrólogo pode receitar posologias mais altas, caso seja necessário, e prescrever nutrição parenteral (feita por vias alternativas).
Diagnóstico de doenças
Apesar de ser permitido que o nutricionista solicite exames laboratoriais e faça diagnósticos de doenças relacionadas ao resultado deles (como anemia, diabetes e afins), o nutrólogo é mais indicado para detectar problemas mais complexos (como tireopatias, câncer, etc.) e relacioná-los a outras áreas, tais como cardiologia, oncologia, gastroenterologia, entre outros.
Situações para se buscar por cada profissional
O nutricionista é recomendado para situações nas quais a pessoa apresenta deficiências nutricionais, doenças metabólicas (como intolerância à lactose), sobrepeso, distúrbios alimentares ou deseja mudar a alimentação para ter mais saúde. Ele tem um conhecimento vasto sobre os alimentos, sendo capaz de criar um plano alimentar individualizado e próprio para os objetivos do paciente.
Entretanto, se o foco está no diagnóstico de doenças nutricionais e distúrbios alimentares que tenham necessidade de prescrição de medicamentos, o nutrólogo pode ser o profissional mais indicado para você.
Só não esqueça: ambos têm funções semelhantes e complementares. Em caso de dúvidas é possível consultar um deles tendo em mente que, se for necessário, eles lhe encaminharão para outros profissionais que auxiliem no tratamento.
As diferenças entre nutricionista e nutrólogo se baseiam basicamente no fato de que um é melhor para orientar uma alimentação saudável, já o outro se volta para a área da medicina. Independentemente de qual especialista você escolher, saiba que é possível encontrar profissionais com maior facilidade e rapidez utilizando plataformas online para o agendamento de consultas.
Este artigo foi útil para você? Então, aproveite já para entrar em contato conosco do BoaConsulta a fim de conhecer os serviços que temos!