Conheça as 5 consultas de rotina mais importantes!
Com qual frequência você costuma ir ao médico? Será que foi ao menos uma vez no último ano? Bem, esse é um tipo de autocuidado importante colocar em prática. Porém, nem sempre as pessoas realizam consultas de rotina.
Na verdade, a visita regular ao médico não é um hábito muito observado — e isso tem suas implicações! Algumas doenças são silenciosas, só apresentando sintomas quando estão avançadas.
Além disso, a consulta não serve apenas para diagnóstico, mas também para prevenção e rastreio. E mais: você não precisa nem sair de casa para realizar uma consulta médica! Você não quer colocar sua saúde nem a da sua família em risco, certo?
Entenda a importância da consulta de rotina
Qual o papel do médico para a sociedade? A atuação dele está restrita ao tratamento de doenças? Não! O profissional de saúde deve atuar de forma mais ampla, com o foco no bem-estar geral da pessoa. Isso reflete diretamente na consulta!
Dessa forma, um atendimento não deve ser feito apenas em caso de doença, a fim de obter o diagnóstico e tratamento. A consulta também deve ter caráter preventivo, de ensinar bons hábitos de vida para prevenir doenças ou complicações.
Outro ponto importante é o rastreamento de patologias. Quer um exemplo? Diversos tipos de câncer podem ser diagnosticados em fase inicial caso sejam feitas consultas de rotina e acompanhamento.
E não se esqueça das doenças silenciosas! Quanto mais rápido você descobri-las, melhor! Viu só como as consultas de rotina são importantes?
Veja quais consultas devem ser feitas
Agora, vamos ver quais atendimentos você deve buscar! Lembre-se de que a periodicidade das idas pode variar, principalmente de acordo com a idade.
1. Clínico geral
O clínico geral é uma especialidade médica muito importante. É nela que profissionais têm uma capacidade ampla de conduzir os mais diversos problemas de saúde.
Um dos grandes benefícios da consulta com o clínico geral é que ele pode acompanhar as doenças crônicas. Nesse caso, estamos falando do manejo de hipertensão arterial e diabetes, por exemplo.
Por mais que existam profissionais especialistas em cada uma delas, o acompanhamento com o clínico é satisfatório. Além disso, ele pode orientar quanto aos famosos check-ups, ou seja, aqueles exames de rotina que indicam se está tudo bem.
De maneira geral, são essas as atuações do clínico. Se você é adulto, vale a pena buscá-lo ao menos 1 vez ao ano.
2. Cardiologista
Agora, falando de uma área mais específica, o médico cardiologista é um profissional indispensável, sobretudo nos dias atuais. Sabe por quê? As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.
Aqui, estamos lidando com uma ampla gama de problemas. Uma simples hipertensão arterial é fator de risco para uma série de complicações, até mesmo acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Então, ao menos uma ida ao cardiologista as pessoas têm que fazer. É ele quem vai avaliar se está tudo bem com a função cardíaca, através de testes e exames mais específicos.
Se você já apresenta alguma queixa, não adie a ida! Batimentos acelerados, sentir o coração bater mais forte ou mesmo tonturas… Tudo isso pode ser indicativo de cardiopatia.
3. Ginecologista
Atenção você mulher, não deixem de ir ao ginecologista! Quem acha que a atuação se limita aos anticoncepcionais está completamente equivocado.
Um especialista na área orienta quanto à prevenção de gravidez e, principalmente, infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, presta assistência para qualquer problema relacionado ao sistema reprodutor feminino.
Devemos destacar, ainda, a prevenção de 2 tipos de câncer de mama e de colo uterino. No primeiro, a detecção de um nódulo (independentemente da idade) vai requerer uma conduta específica.
Quanto ao segundo, é essencial que as mulheres com vida sexual ativa realizem o exame Papanicolaou. Então, aconselhamos a ida ao ginecologista pelo menos 1 vez ao ano.
4. Urologista
Os homens também não podem ficar de fora! Porém, infelizmente, as estatísticas mostram que nem sempre são assíduos nas consultas médicas. Na verdade, 50% dos homens comparecem ao consultório com as doenças já em estado avançado.
Vamos reverter isso? Um excelente passo é procurar um urologista, ainda mais se o paciente tiver mais de 40 anos. Isso ajuda na detecção do câncer de próstata, uma doença que cresce a cada ano.
Mas não espere até completar 40 anos para cuidar da saúde. Existem várias outras doenças que podem acometer a população masculina, então não deixe de lado aqueles check-ups.
A grande pergunta é: urologista o que é e quando eu devo me consultar? A resposta é simples, sempre que possível e sentir algo estranha em seu corpo.
Este profissional é capacitado para diagnosticar uma enorme diversidade de enfermidades no sistema urinário do homem e da mulher, bem como doenças relacionadas aos órgãos genitais do homem. E se você estiver procurando um especialista, aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médicos urologista.
5. Nutricionista
E não é só de medicina que é feita a saúde! Os profissionais da nutrição são essenciais para a assistência à sociedade. De 2006 para 2018, houve um salto na população obesa, como mostra o mapa de obesidade no Brasil da associação de Brasileira de obesidade e síndrome metabólica.
Infelizmente, a tendência é só aumentar. A estimativa é que o número de adultos obesos chegue a 2,3 bilhões em 2025. O grande problema é que a obesidade é fator de risco para uma série de doenças.
O consumo excessivo de alimentos gordurosos resulta no aumento do colesterol. Consequentemente, influencia diretamente nas doenças cardiovasculares — que são a principal causa de morte, lembra?
É um exemplo simples, mas mostra a importância de procurar um nutricionista para acompanhar de pertinho a qualidade da alimentação.
Saiba também a importância dos exames
Agora que você sabe a importância das consultas de rotina, vamos comentar brevemente sobre o papel dos exames.
Nem sempre uma doença vai manifestar um sintoma assim que começar, exemplo disso é a diabetes.
Inicialmente, ela é uma doença silenciosa, que pode ser detectada pela dosagem de açúcar no sangue. Se o indivíduo manifestar sintomas de diabetes, quer dizer que não está com controle adequado e pode até já apresentar complicações.
Além disso, os exames ajudam a detectar precocemente doenças graves. Já demos o exemplo do Papanicolau, mas vale reforçar a contribuição dos exames preventivos no rastreio do câncer de colo uterino.
Conclusão
Concluímos então, que é esse combo de consultas de rotina e realização de exames que vai proteger de fato sua saúde. Procurar por ajuda apenas quando o problema aparece não é a melhor forma de autocuidado e, ainda, pode colocar em risco sua vida.
Portanto, faça acompanhamento regular com profissionais da saúde e propague a importância disso para outras pessoas.
Precisa agendar uma visita ao médico? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médicos para consultas presenciais e online!
Muito bom essas dicas