Onde fica o caroço do câncer de mama? Aprenda a identificar os nódulos que podem indicar câncer e busque ajuda de forma precoce.
Muitas pessoas acreditam que o caroço do câncer de mama fica localizado exclusivamente nas mamas, mas nem sempre isso acontece. Além disso, existem alguns tipos de câncer de mama que não desenvolvem caroços, e é necessário ficar atento a outros detalhes e sinais.
O câncer de mama é uma das doenças que mais atingem as mulheres no mundo todo, podendo também se desenvolver em homens de qualquer idade. Os principais sintomas do câncer de mama estão relacionados a pequenos ou médios nódulos que podem surgir em regiões especialmente do colo, podendo também surgir em locais próximos.
Confira a seguir onde fica o caroço do câncer de mama e quais cuidados ter ao notar um nódulo!
Onde fica o caroço do câncer de mama?
O caroço, também chamado nódulo, do câncer de mama, normalmente surge em qualquer região da mama e também na axila. Porém, em um tipo raro de câncer de mama inflamatório, normalmente a paciente não nota nenhum tipo de caroço nos seios, e os sintomas são apenas vermelhidão local, dor, inchaço e coceira.
Vale ressaltar que nem todos os nódulos que surgem nos seios são decorrentes de células cancerígenas, e alguns podem até mesmo ser benignos e não trazer danos e riscos à saúde da paciente. Mas é importante que você visite m um médico especialista em câncer de mama sempre que encontrar um caroço ou qualquer outro sinal diferente nas mamas como:
- manchas;
- inchaço;
- aumento do volume;
- pele enrugada;
- vermelhidão.
O que devo fazer se eu encontrar um caroço nos seios?
O primeiro passo é manter a calma, já que nem todo caroço no seio indica realmente câncer de mama. A partir disso, faça um autoexame para verificar se você está confundido as glândulas mamárias com um nódulo, já que isso é muito comum.
Leia também: Como diferenciar glândulas mamárias de nódulos na hora do autoexame?
Se você notar que o mesmo “caroço” que você encontrou em um lado do seio também existe no mesmo lugar, no outro seio, provavelmente não se trata de câncer de mama. Se o caroço doer, também pode ser um indicativo de que não se trata de nódulo proeminente de tumores malignos, já que os nódulos do câncer de mama raramente acompanham a dor.
Leia também: Quem tem câncer de mama sente dor? Os nódulos são dolorosos?
Depois de se acalmar e analisar o nódulo, marque uma consulta com um profissional, já que apenas uma pessoa capacitada clinicamente poderá avaliar o caroço e lhe dizer se o sinal pode ser um sintoma de câncer ou não.
Como é um nódulo cancerígeno?
Normalmente, o caroço no seio que indica câncer tem características específicas, como:
- o nódulo possui fronteiras bem definidas e fáceis de palpar;
- o nódulo causa uma região maior do seio, ficando diferente do tecido natural da mama;
- o nódulo é mais duro do que o normal.
Quando devo procurar ajuda de um especialista?
Você deve procurar ajuda de um mastologista sempre que notar algo diferente nas mamas, afinal, além do câncer de mama, alguns sintomas específicos como dor e vermelhidão também podem indicar infecções e inflamações locais.
Pensando nisso, você deve consultar um especialista na saúde dos seios sempre que notar nódulos, vermelhidão, ardor, dor, sensibilidade, aumento do volume e endurecimento das mamas fora do período menstrual e ovulatório.
Além disso, caso você tenha histórico de câncer de mama na família, deve visitar o mastologista regularmente para manter os exames em dia. Já as mulheres que têm 40 anos ou mais, a visita ao profissional deve acontecer uma vez ao ano, pelo menos, mesmo que você não apresente qualquer sintoma que possa indicar câncer de mama.
Tem como prevenir o câncer de mama?
O câncer de mama é uma doença que se desenvolve por diversos motivos que envolve desde a genética, até questões hormonais. A partir desses agentes considerados agentes cancerígenos, os genes das células sofrem uma modificação que faz com que elas ajam de forma diferente da maneira natural que deveriam atuar no corpo.
Porém, existem alguns cuidados que podem ajudar a prevenir o câncer de mama, levando em conta que alguns comportamentos e hábitos podem contribuir para o desenvolvimento de tumores cancerosos como por exemplo fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso.
Pensando nisso, manter uma alimentação saudável e consumir menos açúcares e gorduras hidrogenadas e praticar atividades físicas pode auxiliar no combate ao câncer de mama.
Quais são os primeiros sinais do câncer de mama?
Enquanto em algumas pacientes o câncer se desenvolve de forma silenciosa, em outras pessoas é possível identificar pequenos sinais que surgem de forma sutil e indicam que algo pode estar errado na saúde mamária.
Alguns desses sinais podem se manifestar com coceiras constantes na região dos seios e mamilos, ardência, vermelhidão, cansaço, dores nos seios e endurecimento das mamas.
A importância do autoexame
Muitas mulheres acreditam que fazer o autoexame mensalmente seja algo desnecessário, já que existe uma velha crença comum que mulheres mais novas não desenvolvem câncer de mama. Porém, a doença pode atingir mulheres e homens de todas as idades, e quanto mais você conhecer seu corpo, mais fácil será identificar sinais diferentes como mudança na pele, manchas, mudança de tamanho e caroços.
Agora que você viu onde fica o caroço do câncer de mama, não deixe de fazer o autoexame mensalmente 5 dias depois da menstruação, ou em um dia específico todos os meses caso você já esteja na menopausa. Caso note algo de diferente nas mamas busque ajuda imediata de um profissional da área para descartar a possibilidade de um câncer de mama em estágio inicial.
Suspeita de câncer de mama? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Oncologistas e Médicos Mastologista especialistas em câncer de mama! Agende sua consulta online através do nosso aplicativo.
Olá boa tarde !!Fiz mamografia a duas semanas e me ligaram para repetir o exame na mama esquerda, sinto queimação, nessa mama sinto quando apalpo quase na axila um negócio muito minúsculo e dolorido.
Olá! Matilde.
Ao refazer a nova avaliação, mencione os sintomas ao médico, assim será possível avaliar da melhor forma possível.
Pesquisei aqui porque estou com o um sensação de caroço no seio esquerdo dolorido causado por uma batida , fiquei com medo pois o no outro seio não tem , tenho 52anos sou fumante e tenho muito medo.
Olá! Como vai Janine?
Como você citou que houve uma “batida” pode ser um pequeno hematoma na região.
No entanto, mulheres a cima de 40 anos, em especial mulheres com histórico de câncer de mama na família, devem fazer a mamografia com regularidade.
No BoaConsulta, você encontra os melhores mastologistas, agende uma consulta.
Olá! Me chamo Léia, notei um caroço no meu seio perto da axila faz um tempo mais nunca fui cuidar, ele dói as vezes incomoda e meu seio ficou bem maior do que o normal.. Aí agora estou com medo e vou consultar meu clínico geral pra cuidar logo..
Olá! Como vai Léia?
Ao notar algo diferente em seu corpo, procure o médico quanto antes, pode não ser nada, mas é sempre bom receber uma avaliação médica.
Tou sentindo piquena dor lado esquerdo na parte de baixo das mamas que pode ser
Olá estou com um tipo de nódulo entre um seio e outro e as vezes ele diminui e as vezes cresce. É meio dolorido
Oi me chamo Beatriz
Senti um pequeno caroço no meu seio na parte de baixo do meu seio
Eu sinto que ele e bem durinho
Mas não só tô qualquer dor
Mas mesmo assim marquei uma mamografia
Oi, Beatriz! É muito positivo que você tenha marcado a mamografia, pois essa é a melhor maneira de avaliar o que está acontecendo. Nem todo caroço no seio significa algo grave; muitos são benignos, como cistos ou fibroadenomas, especialmente quando não há dor associada. No entanto, é fundamental que um especialista analise o resultado da mamografia para entender melhor o que é essa alteração. Fique tranquila e, após o exame, converse com seu médico sobre os próximos passos.
Olá! A presença de um nódulo que muda de tamanho e é dolorido pode ter diversas causas. Por exemplo, algumas alterações benignas, como cistos ou lipomas, podem flutuar em tamanho e sensibilidade ao longo do ciclo hormonal. Outras possibilidades incluem infecções locais ou algum tipo de irritação que provoca inchaço e desconforto.
É importante não ignorar esses sintomas. Procure um médico, de preferência um ginecologista ou mastologista, para realizar um exame clínico e, se necessário, pedir exames de imagem, como ultrassom ou mamografia. Isso ajudará a determinar a natureza do nódulo e a identificar se algum tratamento ou acompanhamento é necessário. Quanto mais cedo você esclarecer a causa, melhor será o manejo do problema.
Existem várias razões possíveis para essa dor localizada. Ela pode estar relacionada a algo simples, como uma tensão muscular causada por postura ou esforços físicos. Também pode ser uma dor associada ao tecido mamário, especialmente se você percebe mudanças no ciclo menstrual que podem deixar as mamas ou a área ao redor mais sensíveis.
Outra possibilidade é que a dor esteja vindo de estruturas próximas, como costelas, músculos ou até mesmo irritação nos nervos locais (uma neuralgia intercostal, por exemplo). Geralmente, uma pequena dor que não aumenta com o tempo e não é acompanhada de outros sintomas não costuma ser algo grave.
De qualquer forma, se essa dor persistir, piorar ou vier acompanhada de outros sintomas (como inchaço, vermelhidão ou nódulos), é importante consultar um médico, de preferência um clínico geral ou ginecologista.