Médicos conversando sobre benefícios da tecnologia na saúde

O poder da tecnologia aplicada à saúde

Nos dias de hoje, é possível perceber como a influência da tecnologia na medicina tem ajudado as pessoas a viverem com maior qualidade de vida.

Afinal, as suas contribuições impactam várias áreas da saúde, como a criação de procedimentos minimamente invasivos, tais quais as cirurgias robóticas, a realização de exames diagnósticos rápidos e exatos e de tratamentos mais eficazes para as doenças crônicas.

Além disso, os recursos tecnológicos são muito úteis para tornar a prática médica mais simples e rápida, o que gera benefícios também para os pacientes. Desse modo, pacientes, médicos, clínicas e hospitais podem desfrutar da influência da tecnologia na medicina.

Neste post, apresentaremos o poder de aplicar a tecnologia na saúde e quais são os benefícios, tanto para o paciente quanto para os médicos e outros profissionais da área.

Agendamentos online

Uma clínica ou hospital que ofereça o agendamento online está adequado a nova era digital. Essa ferramenta permite que os horários vagos do médico fiquem disponíveis 24 horas por dia e seja acessada de qualquer local pelo paciente.

Dessa forma o agendamento fica fácil e acessível, afinal a pessoa não precisa marcar a sua consulta em horário comercial e ainda competir com as inúmeras ligações de outros pacientes. Além disso, os horários e dias são disponibilizados, e, assim, o paciente pode marcar o mais conveniente por conta própria. Logo, não é necessário perguntar para a secretária qual está disponível.

Por fim, os lembretes de consultas e exames são enviados automaticamente para os pacientes por e-mail ou SMS, o que diminui o índice de esquecimentos e faltas.

Agendamentos online para terceiros

O agendamento online para terceiros é outra vantagem da influência da tecnologia na medicina, pois facilita e agiliza o dia a dia de quem precisa marcar data e horário para um familiar ou alguém mais próximo que necessita de atendimento médico.

Em vista disso, é possível agendar exames, marcar consultas, obter orientações sobre procedimentos, além da possibilidade de entrar em contato com o médico a qualquer hora que o paciente precisar. Lembre-se que muitos deles necessitam do auxílio de um familiar ou do cuidador, pois têm a mobilidade reduzida!

Cirurgias robóticas

Uma das influências da tecnologia na medicina que está se destacando no Brasil é a cirurgia robótica. Esse procedimento é indicado para cirurgias delicadas, em que o espaço para atuação é limitado.

O braço robótico, componente do robô com acessórios como pinças e câmeras, é controlado pelo cirurgião e permite que os movimentos sejam mais precisos e delicados. Além disso, com essa tecnologia é possível realizar incisões pequenas, de cerca de 1 centímetro, o que é muito benéfico para o paciente e sua recuperação. Sendo assim, a técnica é minimamente invasiva.

O médico-cirurgião fica sentado em posição confortável em um console, local de onde controla o braço robótico. A grande vantagem é a visão tridimensional que a técnica robótica proporciona, permitindo uma grande resolução e a visualização com maiores detalhes dos planos de anatomia.

O paciente fica com uma pequena cicatriz, o que não aconteceria em procedimentos tradicionais. Afinal, em procedimentos cardiológicos, por exemplo, a cirurgia seria feita com o peito aberto, com uma incisão de, aproximadamente, 10 centímetros. A recuperação é mais rápida e a cirurgia dura um tempo reduzido, o que expõe a pessoa há um menor número de riscos.

Impressoras 3D

As impressoras 3D vêm desempenhando um papel incrível no desenvolvimento da tecnologia voltada para a saúde. Isso porque, com a sua funcionalidade, já é possível “imprimir” protótipos de cartilagem humana resistente, próteses para braços e pernas, vértebras, vasos sanguíneos, tecidos e até células-tronco embrionárias.

Assim, é possível substituir ossos que foram degenerados por doenças, como o câncer. Além disso, futuramente também será possível reconstruir tecidos e até órgãos, por meio do uso das células-tronco impressas. Apesar de ainda estar em desenvolvimento, as impressoras 3D já ajudaram vários pacientes ao redor do mundo. O interessante é que a tecnologia promete, ainda, diminuir os custos com as próteses, que atualmente são extremamente elevados.

Chips

Os chips prometem ajudar as pessoas que esquecem de tomar os medicamentos ou os tomam na hora errada no futuro. Isso porque a tecnologia, implantada dentro do corpo, libera doses exatas de medicamentos em horários programados. A funcionalidade já existe no Brasil e a medicação disponível dentro do chip é um anticoncepcional que pode durar até 3 anos.

Exames diagnósticos

Os novos exames de diagnósticos são usadas para encontrar doenças precocemente, mas também para preveni-las. Atualmente, é possível detectar alterações que antigamente seriam impossíveis com a utilização dos exames de imagem. A tomografia computadorizada é um exame mais completo que o raio-X e que permite a visualização de todos os órgãos do organismo, por meio de vários cortes que abrangem os eixos do corpo.

A ressonância magnética não utiliza a radiação, mas sim uma tecnologia eletromagnética. Sua imagem é útil para encontrar alterações no sistema cardiovascular, no encéfalo e nos músculos. Por fim, há o ultrassom, que capta suas imagens pela percepção de ondas sonoras, sendo eficaz para diagnosticar doenças do trato urinário e genital da mulher.

É evidente que a tecnologia está relacionada com a melhora da confiabilidade dos resultados desses exames. Isso porque, atualmente, as imagens são mais ricas em detalhes e dados, o que agiliza a tarefa de diagnosticar uma alteração. Na saúde, um diagnóstico preciso e rápido é fundamental para salvar uma vida ou iniciar um tratamento precoce.

Análises de exames

Também é possível utilizar a tecnologia para a análise de exames via computador. Dessa maneira, médicos e profissionais da saúde em geral podem obter um diagnóstico mais preciso antes mesmo que os exames sejam impressos.

Ademais, os próprios pacientes têm a possibilidade de tomar conhecimento dos resultados em casa antes de ir para a consulta, ou ainda, poder imprimi-los em uma impressora caseira, diminuindo os gastos de ter que voltar ao laboratório. Ganha-se tempo e economiza-se dinheiro!

Aplicativos

Os aplicativos, sem dúvidas, se tornaram uma grande febre em todo o mundo. Existem diversas funcionalidades para essa tecnologia e os diferentes apps podem ser usados para jogar, pagar contas, acessar o e-mail e as redes sociais e até cuidar da saúde.

Afinal, existem diversos aplicativos para monitorar a saúde. O My Sugar Diary, por exemplo, ajuda pessoas diabéticas a controlar os níveis de glicose no sangue, além de monitorar a ingestão de carboidratos. O Beber Água calcula qual é a ingestão de líquidos ideal para o seu peso e idade e emite avisos para que você se lembre de ingeri-los.

Já os apps Tecnonutri e Dieta e Saúde ajudam o indivíduo a montar um plano de refeições de acordo com os seus objetivos, seja emagrecer, ganhar massa magra ou comer de forma mais saudável.

A tecnologia também permitiu a criação de aplicativos úteis para monitorar o sono. O Sleep Cycle, por exemplo, realiza um diagnóstico da qualidade do sono, visto que analisa o tempo que o usuário passou dormindo, roncando e os picos de sonolência.

BoaConsulta é um dos 5 aplicativos elegidos pelo Google que melhor ajudam o usuário a ter uma vida mais saudável. Isso porque, por meio de suas funções, é possível agendar consultas e exames nas clínicas populares, redes de planos de saúde e também em clínicas particulares. Dessa forma, o app não só encontra médicos, nutricionistas, odontologistas e outros profissionais da área de saúde, como também ajuda o usuário a encontrar serviços que caibam em seu orçamento.

Gestão hospitalar

A automação dos processos confere maior eficiência na gestação hospitalar, pois simplifica as tarefas e reduz a burocracia e os prazos para que as solicitações de médicos e pacientes sejam atendidas mais rapidamente.

No caso dos pacientes, ainda podemos acrescentar que isso significa mais agilidade na marcação de consultas e mais rapidez no acesso aos resultados de exames. Consequentemente, o acesso aos serviços de saúde torna-se mais satisfatórios para todos.

Diagnósticos

A tecnologia de diagnóstico está em constante evolução, uma vez que proporciona mais rapidez e eficácia de problemas de saúde e demais anormalidades patológicas. Sendo assim, é possível assegurar uma melhor abordagem por parte da equipe médica.

Também é importante destacar que o diagnóstico precoce de determinadas doenças promove a redução de custos no tratamento clínico, diminui as chances de se fazerem exames mais incisivos, além de permitir condições necessárias para que o tratamento seja realizado com sucesso.

A avaliação do paciente, assim como o monitoramento do seu estado clínico também são impactados de modo positivo pela utilização de ferramentas tecnológicas desenvolvidas com esse propósito, sobretudo no que diz respeito a medicina de reabilitação.

Dúvidas online

A influência da tecnologia na medicina também pode ser usada para tirar as dúvidas que o paciente possa ter sobre a sua doença junto ao médico. Assim sendo, não há a necessidade de ele ter que ir ao consultório ou ao hospital para esclarecer questões simples sobre o seu estado de saúde.

De modo reduzido, garantimos a agilidade, a eficiência e a comodidade — uma vez que o paciente não precisa sair de casa — no tratamento de diversos problemas clínicos, principalmente nos casos de emergência.

Existem diversos projetos sendo desenvolvidos para que a tecnologia na saúde seja aprimorada e entregue ainda mais benefícios para a vida do paciente. Sem dúvidas, o campo da Medicina promete avançar e se aperfeiçoar nos próximos anos.

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *